Publicado em 13/01/2025 às 07h39
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação – SINDTEC publica nota, logo após coletiva de imprensa, cobrando o pagamento do salário de dezembro e o décimo terceiro.
“Após a coletiva de impressa da nova gestão, ontem, 10/01/2025, o SINDTEC entende que o momento é difícil e que a gestão anterior deixou uma dívida salarial criminosa, sem recursos suficientes para honrá-la. Entendemos também que o maior esforço tem sido em função de usar do momento para fazer disputa política com o castigo moral dos trabalhadores ao invés de encontrar soluções para sanar a dívida.
Os trabalhadores/as da educação, em grande maioria, sem salários, sem décimos terceiros, sem terço de férias, sem pão na mesa, sem descanso e sem poder honrar com as suas necessidades básicas exigem que o Executivo Municipal cumpra com o seu papel e busque formas de honrar, dentro dos prazos estabelecidos pelas legislações vigentes e normativos locais, os salários dos trabalhadores e trabalhadoras que vivem exclusivamente dessa remuneração. As contas já venceram, as dispensas já estão vazias e as famílias precisam do dinheiro que a elas pertencem para ir ao supermercado e honrar suas contas com os comerciantes.
As informações obtidas pelo sindicato é de que há saldo mais que suficiente para honrar com os salários referentes ao mês de dezembro, mas a prefeitura não o fez até a presente data. Sabemos que não é crime pagar salários e não haverá TCM ou quaisquer outros meios judiciais que punirá um gestor que se dispuser a pagá-los.
O SINDTEC apoia e se coloca a disposição para colaborar no que for possível para que a justiça seja feita e que os responsáveis por todo esse caos sejam penalizados com todo o rigor da lei, mas não ficaremos inertes enquanto os trabalhadores passam necessidades básicas, pois somos funcionários da prefeitura e não dos prefeitos.
Juntos somos mais fortes!”