Publicado 13/02/2023 às 10h37

 

“Hoje, 13, uma reunião organizada por moradores de Correntina no extremo Oeste da Bahia. O motivo, a Grilagem de terras que vem acontecendo recentemente no município atingindo várias Comunidades. Desde, quinta-feira, 02/02/23, um grupo de grileiros estão tentando invadir e desmatar para plantio de soja e criação de Gado. São 15mil hectares do GERAIS aonde ficam as cabeceiras e as nascentes dos córregos e riachos de: Bonito, Caixeiro, Corredor, Cabeceira Grande, Capão Grosso, Cascavel e Porcos.

Senhoras e Senhores
E para entender o tamanho da grilagem esse território tem início na Cabeceira do Bonito acima da entrada do Capão do Modesto pela BR 349 até ao antigo Lixão na beira da estrada que liga Correntina a aparecida do Oeste, Para ter uma ideia até o Povoado da Prainha está ameaçado.


Ficamos atentos a toda e qualquer movimentação no GERAIS, nas suas casas e na comunidade. Mantenham informados e vamos defender nossas principais fontes de águas natural, nosso Cerrado e nossas soltas de gado, elas estão correndo sério risco de desaparecer e nós não vamos permitir, vamos acabar de uma vez por toda com a GRILAGEM, a conivência de CARTÓRIOS e a ausência do Estado da BAHIA na proteção do nosso território. Chega de grilagem e conivência dos órgãos públicos, exigimos providencias das autoridades. Rastro de destruição

Com a ajuda da corrupção, a grilagem continua deixando um rastro de degradação ambiental, violência e prejuízos econômicos. As principais vítimas Povos e comunidades tradicionais, assim como produtores rurais, são os principais afetados por essa prática criminosa. Eles são vítimas dos conflitos fundiários que acompanham a grilagem, recebendo ameaças, tentativas de intimidação, agressão e até podendo perder suas vidas”.

Texto dos moradores do movimento contra a Grilagem.

3 COMENTÁRIOS

  1. E muito lamentável ver tanto desmatamento,aqui perto de casa mesmo já desmataram orores.
    E muita ganância por dinheiro infelizmente…
    Pq colocará as vidas dos moradores das proximidade…
    Pior que teremos grave consequências …

  2. Pelo que estou vendo com a reportagem os grileiros aí são os manifestantes porque certamente a área em questão tem proprietários, e é muito mais fácil criar este tipo de apelo do que trabalhar para conquistar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.