Publicada em 08/05/2025 às 18h10.

Foto divulgação.

Dia 8 de maio é a posse do nosso conterrâneo Hélverton Baiano na Academia Goiana de Letras

O nosso conterrâneo jornalista e escritor Hélverton Baiano toma posse, dia 8 de maio, às 17:00 horas, na Cadeira 13 da Academia Goiana de Letras (AGL), que pertenceu ultimamente ao jornalista, advogado, escritor, ex-deputado estadual e ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Goiás Eurico Barbosa dos Santos. Eleito por unanimidade, Hélverton Valnir (como a gente o conhece em Correntina) construiu sua carreira literária em Goiás desde final da década de 1970, quando ganhou o primeiro lugar na categoria “Contos” do Gremi, o maior festival do estado, que reunia literatura, música e artes plásticas.

Foto divulgação.

A partir daí, começou sua trajetória literária, que culmina hoje com 15 livros publicados e outros dois, ganhadores da Bolsa de Publicação Hugo de Carvalho Ramos, que devem vir a público ainda este ano.

Foto divulgação.

Natural de Correntina (BA), Hélverton Baiano se mudou para Goiânia em 1975 e a partir daí começou a frequentar o mundo cultural e artístico de Goiás, fazendo amizade com escritores, grande parte hoje integrantes da AGL, artistas de teatro, área onde também militou, músicos, com os quais ele tem inúmeras parcerias, e artistas plásticos, com quem conviveu divulgando a obra nos jornais onde trabalhou, Folha de Goyaz, Correio Braziliense, Diário da Manhã, O Popular, entre outros.

Foto divulgação.

Hélverton é filho de Helvécio Crisóstomo da Silva (Seo Vecinho) e Zenilda Neves da Silva (Tia Zena) e irmão de Marilene, Cacilda e Júnior Bião. Nasceu em março de 1960, na Rua Coronel Flores, número 27, Centro, e tem entre suas obras o livro História de Correntina, uma pesquisa sobre os fatos fundamentais da história de nossa cidade.

Foto divulgação.

Ele foi eleito membro da AGL no dia 13 de março deste ano, com os votos dos 26 participantes da eleição. A posse será na sede da AGL, que fica na Rua 20, número 175, Centro de Goiânia.

4 COMENTÁRIOS

  1. Depois de Padre André, Hélverton Baiano é, para mim, o maior e o mais ilustre correntinense. Os correntinenses ainda não têm noção da grande representação cultural que esse cidadão se tornou ao longo dessas três décadas.

    Se não concorda, apresesente-nos outra opção!

  2. Quando Hélverton Valnir se tornará membro e tomará posse na ABL – Academia Brasileira de Letras? Quando ele será indicado e receberá o prêmio Nobel de Literatura em Língua Portuguesa, desbancando José Saramago? Kkkkkk

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.