Publicada em 04/01/2021 às 20h20
Vamos aqui contar a historia de uma pessoa ilustre e admirada, com uma trajetória de vida de muitas lutas e conquistas. Morador do Distrito de São Manoel, o seu nome é João Ferreira de Souza, conhecido carinhosamente por João “Muderno”.
Agora, dia 25/12/21 João Muderno completou mais de um centenário de vida, 103 anos de muita lucidez e vigor. Nascido na localidade de Conceição, a poucos km de São Manoel, onde morava seus pais.
Depois de um certo tempo, os pais, com dificuldades, tiveram que mudar para Brejo do Espírito Santo, município de Santa Maria da Vitória. Ele, ainda criança, foi entregue a um casal dali, onde trabalhou na lavoura, no engenho, e também cuidando do gado na fazenda de um grande produtor, o senhor Olímpio Leite.
Passando um certo tempo, os pais voltaram para a localidade de Conceição, deixando João Muderno com a família que o criou.
Passado mais outros anos, sua mãe volta e o leva para localidade de Conceição, onde tempos depois, adquire sua tão sonha terrinha, ali no Barreiro Preto.
Casou com a bela Maria Ursulina Ferreira de Souza, com quem teve 10 filhos, sendo 05 mulheres e 05 homens, sendo que um deles se tornou um sanfoneiro famoso na região.
João e a esposa criaram seus 10 filhos, mais um sobrinho e posteriormente 04 netos.
João Muderno, com seus 103 anos, tem um vigor físico de dar inveja a muitos. Lúcido, caminha para todo quanto é lado, com sua total independência, coisa bonita de ver!
Mora até hoje na sua propriedade em Barreiro Preto, onde passou sua vida de casado.
João Muderno já é ícone da cultura de Correntina, tem um legado a ser apreciado por todos.
Nascido no ano de 1918, presenciou muitos acontecimentos importantes de nossa cidade, e é um das enciclopédia de nossa querida Correntina.
Correntina tem muito orgulho de vocé João Muderno e todos nós queríamos saber um pouco desse segredo de um verdadeiro baiano que viveu e vive a vida com tanta sabedoria!!!
Quero apenas agradecer pela homenagem ao meu querido avô, que orgulho que sinto de ser neto desse ser tão admirável e incrível.
Ademi, realmente João Mudeste tem uma história de vida incrível, imagino que você deve se sentir muito orgulhoso, parabéns.
Deve comer muito mocotó