Publicado em 23/06/2024 às 20h05.

Por Antônio Rocha Souza.
Antonio Rocha de Souza.

CASA DE LOURO.

Louro…! Um dos nomes mais conhecidos e festejados dessa Cidade… Louro da Brasil Central, Louro Cinegrafista, Louro fotógrafo, Louro humorista, Louro repentista, Louro de Correntina; e por último, o popular e genial Louro de Maninho!

A CASA DE LOURO em Correntina é a síntese da mais bela e cristalina manifestação da Alma Correntinense. Ela é, por si, a expressão da genialidade, da criatividade e do elevado espírito dessa gente, bem como da sua áurea religiosa, de suas expressões lúdicas, festivas e altruístas.

É nela que os filhos de Correntina matam a saudade, revisitando o seu passado e sua memória, nas marcas deixadas em cada objeto pelas antigas gerações que, com seu espírito vívido e vibrante, continua a inspirar as atuais gerações.

Dá gosto ver pessoas tão sensíveis à alma de um povo, como o é Louro de Maninho. A ele coube a missão de colecionar, catalogar, conservar e brindar o povo da cidade e forasteiros visitantes, com as belezas produzidas pela inventividade da alma Correntinense.

Feliz de quem tem um Louro de Maninho na sua terra! Por certo, nunca correrá o risco de ter a memória perdida e as tradições “morridas.” É que o nosso homenageado gastou dias, anos e décadas num trabalho paciencioso, tal como um paciente garimpeiro buscando por pepitas no fundo do riacho para formar o seu tesouro.

Louro é um daqueles que enxergam onde não conseguimos enxergar; que ouve o que não conseguimos ouvir, que encontra o que não conseguimos encontrar e semeia onde não conseguimos semear. É alguém cuja sensibilidade artística está no nível elevado, tanto quanto a dos amantes da produção cultural ao redor do planeta. Obrigado Louro! Obrigado seu Maninho.

Mas são poucos! Não há muitos Louros por aí… Oxalá que surjam novos Louros em cada canto da cidade e em toda parte do país, como o filho de Maninho. E que sejam fiéis defensores; protetores e promotores do nosso orgulho, do nosso melhor, para melhor apreciação de todos.

A casa de Louro guarda não um Arquivo de Produção Cultural. Guarda o coração, a alma e a identidade de um povo, bem como o sorriso, a alegria, a hospitalidade e a extrema gentileza do Filho de Maninho.

Tudo isso faz parte do pacote! A Casa abunda a alma e a visão de todos, com imagens que traduzem o espírito inventivo e criativo da nossa gente.

Gratidão a você, Louro !!!

Texto de Antonio Rocha de Souza.

1 COMENTÁRIO

  1. Ulalá! Essa para mim foi a melhor notícia do JC. Pois amo o louro , mesma não sendo Correntinense. Tive o prazer de conviver com essa figura ilustre não só de correntina mas do nosso País. Pois quem tem a oportunidade de conhecer esse ser humano lindo de alma, cultura e humildade, pode se considerar um ser privilegiado. Eu sou uma dessas pessoas que tive o prazer de conhecer e desfrutar de momentos maravilhosos com o Lourenço de Maninho, quando morei em Goiânia. E digo mais. Passei uma semana em correntina hospedada na casa de Lourenço. Acreditem se quiser.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.