Publicado em 04/10/2024 às 19h19

Por Paulo Oisiovici

A FNTE – FEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO E A FTE-BA FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES E EDUCAÇÃO DA BAHIA MANDAM RECADO PARA O PREFEITO MAGUILA DO PC DO B

A truculência de Maguila (PC do B), prefeito de Correntina-BA para com os professores da rede municipal de ensino e o SINDTEC, o levou ao seu isolamento político pelas instituições sindicais dos trabalhadores da educação em nível nacional, estadual e municipal que repudiam a truculência do gestor correntinense. A truculência e perseguição do prefeito Maguila (PC do B) aos professores e à sua entidade de classe, chegou ao cúmulo de processar pessoalmente a presidente e vice-presidente do SINDTEC, Evanete de Araújo Teles e Ednaura Maria Macêdo. Veja no vídeo abaixo o total apoio da FNTE e da Federação dos Trabalhadores dos Municípios da Bahia às diretoras sindicais processadas, um recado das referidas entidades para o prefeito Maguila (PC do B), todo repúdio à sua truculência e classificando sua gestão como “um fracasso”.

Presidenta do Sindtec.
Laura Macedo – Vice-presidenta do Sindtec.

A CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação já havia lançado nota em 21 de novembro de 2023 denunciando a truculência do prefeito Maguila (PC do B), seu descaso com a educação e sua política antissindical:

“O ataque à educação em Correntina/BA faz parte de uma ação coordenada da gestão municipal da cidade e constará em denúncia internacional por prática antissindical”.

O prefeito de Correntina-BA, NILSON JOSÉ RODRIGUES (MAGUILA) do PC do B, egresso do PFL de Antônio Carlos Magalhães (já falecido), governador biônico da ditadura militar instaurada no Brasil a partir de 1964, acaba de mover, na justiça, um processo persecutório, fascista, obscurantista e homofóbico, baseado em mentiras, contra a presidente e a vice-presidente do SINDTEC- Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Correntina, Evanete de Araújo Teles e Ednaura Maria Macêdo, que é mais uma tentativa, dentre outras ao longo dos seus 16 anos no poder municipal, de intimidar a categoria dos professores em luta pelo pagamento do retroativo do piso salarial de 2022 e 2023, além de outros direitos e pela melhoria da qualidade da educação municipal. O referido prefeito, vem há 16 anos desviando recursos públicos destinados à educação e à remuneração de professores, gastando o dinheiro dos precatórios do FUNDEF pertencente aos professores, desenvolvendo uma política sistemática de perseguição e de difamação dos profissionais do sistema de ensino municipal para justificar seus atos arbitrários e o desvio de recursos públicos em seu benefício, de seus parentes alocados em toda a administração municipal, de seus  correligionários e apadrinhados que já constituem uma casta econômica ligada à oligarquia há 86 anos no poder. Esta realidade prova que o atual PC do B, inequivocamente, traiu a sua herança histórica e renunciou a todos os princípios do marxismo-leninismo, do socialismo e do comunismo, constituindo-se em mera legenda eleitoreira de direita, ao serviço da perpetuação do capitalismo, e que é, na verdade, o que os russos chamam de vrag naroda.

(Paulo Oisiovici, mestre em História Contemporânea pela Universidade do Porto, professor efetivo da rede municipal e estadual de ensino em Correntina-BA e autor do livro “Stalin nos Manuais de Portugal e Brasil”, Curitiba: Appris, 2023)

1 COMENTÁRIO

  1. Boa noite! Quero parabenizar estes profissionais da educação pela coragem de falar as verdades sobre o que está acontecendo em correntina.
    Espero que todos que lêem está matéria, saibam fazer sua escolhas para admnistração da nossa linda e querida Correntina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.