Publicado em 15/02/2025 às 14h51.

Por Getúlio Reis.

TEMOS QUE FICAR ATENTOS PARA O PORTO SECO DA FERROVIA DE INTEGRAÇÃO OESTE LESTE – FIOL EM CORRENTINA. 

Foi noticiado através do site https://barreiras. ba.gov.br/ que o prefeito de Barreiras, Otoniel Teixeira, acompanhado do vice-prefeito Túlio Viana, esteve em Brasília nesta quarta-feira (12) para tratar da continuidade das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) e, em especial, da manutenção da construção do Terminal Intermodal (Porto Seco) no município. O encontro ocorreu com os senadores Ângelo Coronel e Otto Alencar, além da deputada federal Roberta Roma, visando garantir que Barreiras permaneça como um dos pontos estratégicos da ferrovia.

Foto – Vice-Pref. Túlio Viana, Pref. Otoniel Teixeira, Sen. Otto Alencar.

É preciso que estejamos atentos, a fim de que não fiquemos prejudicados, pois recentemente, o Ministério dos Transportes anunciou um ajuste no traçado original da FIOL para possibilitar uma conexão direta com a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), alterando o percurso antes previsto entre Barreiras e Figueirópolis (TO). Com essa mudança, a interligação ferroviária será feita entre Correntina, no Oeste da Bahia, e Mara Rosa, em Goiás, o que gerou preocupação entre as lideranças locais e a especulação de que o Porto Seco, previsto para ser construído em Barreiras, pudesse mudar de local.

Agora gera preocupação também para Correntina, pois a política influente de Barreiras poderá conseguir mudanças e prejudicar nosso município, é preciso, pois, que estejamos atentos e vigilantes. O nosso prefeito MARIANO CORRENTINA com a força dos DEPUTADOS JOSÉ e MANOEL ROCHA não podem descuidar, precisamos incutir na classe política que CORRENTINA também faz parte do OESTE e a exemplo de Barreiras e Luis Eduardo Magalhães, deve também ser beneficiada e vista pelos governos, como um município promissor, em face de sua grande participação na produção de grãos e lavouras de algodão, embora sem nenhuma indústria instalada no município.

Na reivindicação do prefeito Otoniel Teixeira, aquele destacou a importância da manutenção do Porto Seco em Barreiras, ressaltando que a cidade é o principal pólo econômico da região e um elo fundamental para a logística de escoamento da produção agrícola do Oeste baiano. Precisamos que CORRENTINA tenha sua inclusão nesse rol de cidades com pólo industrial, a fim de alavancar o seu progresso e engrandecimento.

Não estamos contra o a construção de um porto seco em Barreiras, queremos é que o já programado para CORRENTINA não desapareça, pois precisamos também movimentar as toneladas em milhões de grãos, farelo, álcool, algodão e outras commodities por ano, para que possamos igualmente atrair divisas e desenvolvimento para CORRENTINA e para toda a região Oeste da Bahia.

Os nossos representantes deverão acompanhar de perto os desdobramentos do projeto, reforçando o compromisso de lutar para que a nossa cidade continue integrada ao traçado da FIOL, garantindo os investimentos e as oportunidades de desenvolvimento que a ferrovia proporcionará à região.

Getúlio Cardoso Reis é oficial da reserva da PMBA, bacharel em direito, pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil, pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal –  Faculdade Estácio SSA;  pós-graduado lato-sensu em Administração Pública – Faculdade Unyahna BRS.

3 COMENTÁRIOS

  1. Muito bem colocado as sabias palavras, é tempo de Correntina ser vista como uma cidade de grande porte, se desenvolvendo, o nosso povo merece e precisamos sim, sair desse nível que há muitos anos estagnamos. Avante Correntina!

  2. Não querendo rivalizar, mas os representantes políticos e Barreiras, não se importam com os municípios do lado de cá, da bacia do Corrente, eles querem que todo o desenvolvimento se concentre por lá. Eles até apelidaram Barreiras de ” capital do oeste” os políticos e não o povo da região oeste. Para reverter isso, os prefeitos da região da Bacia do Corrente, precisam se unir.
    E em relação a ferrovia, essa briga é dos políticos de Barreiras e Lem, estão disputando quem vai sediar esse porto seco, Correntina já está de fora, aliás pelo fato da ferrovia passar bem longe da zona urbana da Cidade.

  3. Parabéns !
    Matéria de grande valia, que as autoridades do Município de Correntina-BA, dê uma atenção especial a este alerta feito pelo nobre amigo Getúlio Reis.
    Esta ferrovia impulcionará a economia do nosso município.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.