Publicado em 4/8/2025, às 09h32.

O QUE É A VOCAÇÃO?
Por Antonio Rocha.
A propósito do mês de agosto ser o mês vocacional, na tradição da igreja Católica, pus-me, numa manhã qualquer, a refletir sobre o tema… A vida do homem parece constituir-se mais de perguntas do que de respostas. Sendo assim, é que, numa dessas horas em que a vida exige reflexão, vi-me diante da pergunta: o que é a vocação? A par dessa provocação, comecei a pensar que a Vocação é como o amor de mãe, de forma que tanto numa quanto na outra, há uma força e uma atração inexplicável.

A palavra vocação é o mesmo que “Vocare!”, ou, o eco de um chamamento, como dizem os latinistas. Por esse chamado você lança-se, joga-se, arrisca-se e enfrenta o imprevisível, dando a própria vida… É, de fato, a vital disposição de uma doação constante, um ardor sem fim, uma entrega incondicional e uma dedicação para a vida toda.

A vocação é o grande mistério que nos arrasta e nos envolve para dentro de nossas próprias entranhas. Também é a Vocação o maior ato de confiança a nos conduzir por caminhos desconhecidos, rumo a destino inimaginável. A vocação é o silenciar das palavras, para o realce do agir do Ser. Não é a procura: vocação é escuta. Não é a certeza: é a inquietação. Não é opção: é o chamado. E tampouco é habilidade… Vocação é Serviço.

A Vocação é a Voz das vozes. A mais potente dentre elas, a mais bela e sublime, a mais convincente e contemplativa, a mais poderosa e, quem sabe, a mais conflitante. Na vida dos homens e das mulheres de todos os tempos, a vocação sempre soou como a Voz das vozes em meio ao turbilhão de sons que ecoam de todos os lados e cantos do universo e, naturalmente, do microcosmo, de que se constitui todo ser humano.

O Vocare é, verdadeiramente, aquilo que reverbera por dentro, penetrando nos tímpanos da alma, atravessando a cortina da nossa consciência, instalando-se no nosso coração. Vocação é o som inaudível pelos estranhos e pelo mundo exterior, mas que ecoa e reverbera no interior de cada ser chamado à missão, como procedera com Samuel (1Sm 3,4). Vocação é o avesso do talvez…, do depois…, do mais tarde…, do, quem sabe?… Ou, vou pensar… Vocação é o próprio espírito em prontidão!

Vocação é o chamado que exige resposta imediata, despojamento completo de si e coragem destemida, sem medida de se arriscar. É obediência, mas, sobretudo, confiança; é convicção, mas, sobretudo, gratuidade; é temor, mas, sobretudo, fé; é sacrifício, mas, sobretudo amor.

Vocação é caminho a ser percorrido e que, no final, nos dará a graça de, como Paulo, exclamar: “combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça…” (Tm 4,7-8). Vocação é mesmo isso… Um dom para muito além do alcance das palavras!
Então, que DEUS, com sua infinita bondade, abençoe cada um em suas vocações.