Publicado em 18/8/2025 às 15h23.

ACM Neto visita o ex-prefeito Guerrinha, em Correntina.
O ex-deputado federal e ex-prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto, o ACM Neto, visitou o ex-prefeito de Correntina, Teófilo Guerra, o Guerrinha, ontem, domingo (17/08), em ida à sua residência.
A visita que foi realizada no final da tarde, teve um caráter afetivo e de cortesia, apesar do político ter vindo a Correntina cumprir uma agenda política.
A conversa com o ex-prefeito correntinense deu-se em razão de Guerrinha ter tido um relacionamento não apenas político, mas de uma certa amizade com o avô de Neto, o ex-governador Bahia e ex-senador, Antônio Carlos Magalhães, o ACM.
“Soube que o senhor teve uma relação política muito boa com o meu avô, por isso vim fazer-lhe uma visita”, disse ACM Neto, iniciando a conversa. E a partir daí, o papo fluiu, com o Guerrinha e a esposa, Ninha, relatando episódios da convivência política dele, Guerrinha, do seu pai, Pedro Guerra e do seu sogro, o Major Félix, dois ex-prefeitos e duas antigas importantes lideranças políticas locais – que já faleceram -, com ACM, nas décadas de 1950, 1960 e até por volta de meados dos anos 1990.
Várias fotos foram mostradas, que recordam os encontros tidos durante essa convivência política. Como uma datada de 3 de abril de 1957, tirada no povoado de São Manoel, durante um evento. A fotografia com que ACM presenteou o Major Félix e hoje faz parte do acervo da família, tem no verso, uma dedicatória do líder político baiano ao Major Félix, e foi mostrada pela família a ACM Neto. Outra, que data dos anos 1960, mostra Guerrinha com o então governador baiano.
O fato mais importante e que foi relatado durante a conversa, data de 1954, quando Antônio Carlos Magalhães, então recém formado pela Faculdade de Medicina da Bahia, candidatou-se pela primeira vez a um cargo eletivo. Foi candidato a deputado estadual, e ao final da eleição, ficaria na suplência, não fosse a necessidade de se realizar uma eleição complementar no município de Correntina, na região de Gatos e Arrodeador – hoje parte do território de Jaborandi. Nessa eleição local, o Major Félix e Pedro Guerra se engajaram pessoalmente em prol da candidatura de Antônio Carlos Magalhães, que obteve quase a totalidade dos votos apurados*. Com esses votos, Antônio Carlos conseguiu se eleger deputado.
Esse episódio, que é bastante longo, com nuances muito interessantes, é contado no livro ARAÚJO E GUERRA – MAIS DE UM SÉCULO DE HISTÓRIA, do qual, dois exemplares foram doados a ACM Neto, por Guerrinha e família.
Foram mais ou menos 30 minutos de uma conversa animada, cheia de curiosidade, tempo de duração da estada de ACM Neto e da comitiva que o acompanhava, à residência dos Araújo Guerra.
O prefeito de Correntina, Valter Mariano e o vice-prefeito, Cassimiro da Praia, responsáveis pela vinda de ACM Neto à cidade, além do deputado estadual Manoel Rocha e assessores do prefeito acompanharam ACM Neto na visita.
*De acordo com nota de rodapé do livro, não foi possível obter os dados dessa votação no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE), visto que o tribunal não dispõe deles, conforme informação do órgão ao autor do livro, Teoney Araújo Guerra.





