Publicado em 16/10/2025, às 8h16.

Agrônomo correntinense é coautor de livro sobre a governança da água em Goiás.

A Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior (CAPES), fundação ligada ao Ministério de Educação (MEC), lançaram ontem, quarta-feira, dia 15, o livro “Governança dos Recursos Hídricos em Goiás”. Obra em 10 capítulos, aborda os principais aspectos da política e da prática dos recursos hídricos de Goiás, e mostra a complexidade e a pluralidade que envolvem a gestão da água no estado goiano.

A obra foi elaborada por especialistas das áreas de engenharia agronômica, ciências da engenharia ambiental, engenharia hídrica, engenharia sanitária, engenharia civil e administração de empresas, além da participação de gestores e representantes de usuários das águas e dos principais setores que utilizam e impactam os recursos hídricos no estado. Uma equipe composta por 10 coautores, e organizada por Dr. Antônio Pasqualatto e Dra. Obede R. Alves de Abadia.

Ao longo dos capítulos, são apresentadas análises técnicas, estudos de casos e reflexões que abrangem desde a legislação e as políticas públicas até práticas inovadoras de uso e conservação da água.  “Um texto rico, que vai além de diagnósticos, apresentando propostas viáveis e caminhos para a gestão da água em Goiás”, como observa Henrique.

O engenheiro agrônomo Henrique Luiz de Araújo Costa, mais conhecido aqui em Correntina como Henrique de Iozinho – seu pai, já falecido;  a mãe, Lulú também já falecida – é o autor do terceiro capítulo, intitulado de “Diretrizes para a segurança hídrica do Estado de Goiás”, que apresenta instrumentos e estratégias de prevenção de crises de abastecimento, conectando tecnologias, planejamento e políticas públicas.

O livro oferece uma importante contribuição à gestão dos recursos hídricos, aproveitando experiências de Goiás que podem ser aplicadas em qualquer região do país. E destaca a importância da integração entre usuários das águas – como principalmente, os setores de saneamento, indústria, agropecuária, energia elétrica, além das instituições, dos gestores públicos e a sociedade. A obra disponibiliza elementos que incentivam o despertar e a participação de todos no processo de busca e construção da segurança hídrica que é a satisfatória disponibilidade da água em qualidade e quantidade para todas as necessidades humanas.

SOBRE HENRIQUE LUIZ – Formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), o agrônomo correntinense é pós-graduado (Latu Sensu) em Saúde Pública, Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídrico; Planejamento Urbano e Ambiental e Especialista em Gestão Ambiental. Tem ainda, entre suas especialidades, cursos de Gestão e Sustentabilidade Territorial (Itaipu Binacional).

Foto: Henrique Luiz de Araújo Costa

Atuando há 27 anos em gestão de bacias na SENEAGO – empresa de saneamento de Goiás -, Henrique tem representação nos conselhos estaduais de recursos hídricos de agrotóxicos na APA João Leite e nos comitês de bacias. É também autor de projetos premiados em concurso do CREA-GO. Henrique foi membro fundador dos comitês de bacias hidrográficas- CBHs dos Rios, Paranaíba (federal) e Meia Ponte (estadual) e demais comitês de Goiás, até então criados. Atualmente integra os comitês Paranaíba e Meia Ponte. Henrique acompanha as ações do Comitê do Rio São Francisco e trabalha pela proteção de seus afluentes aqui no oeste da Bahia, através de capacitações de pessoas da região, palestras realizadas em Correntina, bem como incentivando amigos das cidades vizinhas a contribuírem com os comitês do Rio Corrente e do Rio Grande (Barreiras).

3 COMENTÁRIOS

  1. O Engenheiro Agrônomo Henrique Luiz de Araújo Costa, mais conhecido aqui nas plagas correntinense como “Henrique de Iozinho”, é um destaque em sua área, com vasta experiência em gestão de recursos hídricos. Sua participação como coautor do livro “Governança dos Recursos Hídricos em Goiás” é um marco importante, demonstrando seu conhecimento e dedicação à causa ambiental.

    Henrique escreveu o terceiro capítulo do livro, intitulado “Diretrizes para a segurança hídrica do Estado de Goiás”, onde apresenta instrumentos e estratégias para prevenir crises de abastecimento de água, conectando tecnologias, planejamento e políticas públicas.

    Com 27 anos de experiência em gestão de bacias na Saneago, Henrique, ele também é especialista em gestão ambiental e possui pós-graduação em Saúde Pública, Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos. Sua atuação em conselhos estaduais e comitês de bacias hidrográficas é um exemplo de seu compromisso com a gestão sustentável dos recursos hídricos.

    A contribuição de Henrique para o livro é um reflexo de seu trabalho árduo e dedicação à causa ambiental em Goiás. Sua participação no livro certamente ajudará a inspirar outras pessoas a se envolverem na gestão dos recursos hídricos e na busca pela segurança hídrica.

    Parabéns Henrique pela bela contribuição e por bem representar seu torrão natal, por oportuno afianço-lhe que é de pessoas como você que Correntina sente a carência e precisa para alavancar-se e projetar no cenário baiano e brasileiro!!!

  2. Tenho acompanhado de perto o incansável trabalho de nosso grande amigo e conterrâneo Henrique de Iozinho, na defesa do meio ambiente, tanto no seu trabalho, quando na ativa, quanto em atividades paralelas como professor, palestrante e incentivador da necessária e urgente preservação de nosso habitat. Realmente, orgulha-nos a sua paixão incondicional pelo assunto, e mais ainda, representando tão bem os filhos de nossa querida Correntina. Parabéns, meu amigo. Você nos representa!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.