Publicado em 10/03/2023 às 20h55
Educação de Correntina está colapsada, em decadência.
Há dois anos se arrasta no município de Correntina a queda de braço da categoria pelo reajuste do piso do professor. A defasagem do piso chegou a 48% (quarenta e oito por cento).
O prefeito Maguila encaminhou à câmara de Vereadores projeto de lei oferecendo 15% (quinze por cento). Não bastasse a desvalorização para com a classe até então, chegando o mês de Abril, não teve licitação para aquisição da merenda escolar.
Com Isso, a Creche Professora Tia Nicinha, localizada no Bairro São José, está liberando as crianças às 10 horas por falta de alimentação. O transporte escolar com pagamento em atraso e muitos veículos em péssima condições de trafegar. As estradas vicinais não oferecem boas condições para o transporte escolar.
Tem várias escolas sem manutenção, outras com obras em andamento. A Creche do Bonsucesso construída há dois anos sem funcionamento. Tem também uma Creche no Distrito do Rosário, construída com recursos da iniciativa privada sem funcionar. Processos de mudanças de níveis de Professores mofados nas gavetas para deliberação.
As unidades escolar estão sobrevivendo do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE. Faltam basicamente quase todos materiais pedagógicos para aplicação nas salas de aulas. O entrave na educação de Correntina não se resume somente quanto ao Piso do Professor. Resumindo: a educação de Correntina está em colapso, em decadência.