Publicado em 22/11/2024 às 14h42
A Dívida da Prefeitura com o IMUPRE – INSTITUTO MUNICIPAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DE CORRENTINA sobe para mais de 190.000.000,00 (cento e noventa milhões de reais). O valor que já tirava o sono dos contribuintes da previdência municipal, agora piorou.
A bomba do IMUPRE é questão de tempo para explodir, caso nada seja feito.
IMUPRE foi criando no governo de Teófilo Guerra (Guerrinha), e de lá para cá todos os gestores contribuíram com a inadimplência, inclusive o gestou que o criou. Já estamos no oitavo parcelamento e vamos em breve para o nono devido o atraso no pagamento.
Para se ter uma ideia da dimensão do problema, somente no último parcelamento, o oitavo, a divida acumulada do atual gestor nos últimos dois anos passa de 33 milhões, isso mesmo, somente no último parcelamento.
Além dos Prefeitos, a Câmara de Vereadores fazem vista grossa com esse grave problema. Uma das atribuições daquele parlamento é fiscalizar as contas do IMUPRE, e não tratar o assunto com indiferença; a Câmara é a responsável pela aprovação dos oito parcelamentos das dívidas.
Após a aprovação do reparcelamento, o municipío tira certidão de NADA CONSTA e está habilitado com todos os entes federativos, além de ter o montante que não pagou, parcelado em 240 meses, um bom negócio que todos os prefeitos vêm fazendo desde a criação do IMUPRE.
A dívida do IMUPRE tem que ser levada muito a sério, com muita discussão ou uma audiência pública, de todos os setores do governo, do Ministério Público e do Judiciário. O assunto tão grave que mexe com o futuro de todos os funcionários públicos municipais, e esse tema não deve ser protelado, e sim discutido o mais rápido, do contrario a bomba vai estourar em breve.
É a primeira de muitas que só serão encontradas após 1/01/2025, com a nova gestão.
Será de quem é essa culpa? É dos gestores anteriores ineficientes e irresponsáveis ou da grande maioria dos eleitores correntinense que mantiveram representantes sem méritos no poder por muitos mandatos, invés de demití-los simplesmente olhando para os próprios umbigos.
Espero que este novo governo, faça um bom trabalho e que a população correntinense reflitam, para nunca mais deixar estes mentes retrógradas voltarem à sena do crime. Este município precisa se libertar e seu povo também, assim trazendo dignidade para todos.