Publicado em 30.9.2025, às 10h08.

MP/BA irá fiscalizar alfabetização em Correntina, após baixos índices na educação municipal.

Foto: divulgação JC.

O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) instaurou um procedimento administrativo para acompanhar as políticas de alfabetização em Correntina. A medida foi adotada após denúncia do SINDICATO DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO (SINDTEC), que apontou deficiências graves no processo de ensino nos anos iniciais do fundamental.

Foto: ilustração.

Dados apresentados pela própria Secretaria Municipal de Educação e pelo Ministério da Educação confirmam a preocupação. Em 2024, atingiu apenas 26,6% das crianças do 2º ano alcançaram alfabetização plena, índice bem abaixo da média nacional. Além disso, 61,6% dos estudantes tiveram baixo desempenho em Língua Portuguesa e 66% em Matemática. O município registrou ainda um Ideb de 4,8, abaixo da meta prevista de 4,9, e aumento da distorção idade-série, que chegou a 10,1%.

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

A portaria, assinada pela promotora Suelim Iasmine dos Santos Braga, determina que a Secretaria de Educação envie relatórios bimestrais sobre as medidas adotadas. O acompanhamento incluirá a execução dos programas “Bahia Alfabetizada – Criança” e “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”, o cumprimento de metas do Plano Nacional de Educação, a formação de professores alfabetizadores e os investimentos aplicados especificamente na área.

O procedimento terá validade até dezembro de 2026 e, segundo o MP, visa garantir transparência e pressionar o município a adotar ações eficazes para assegurar o direito constitucional à educação de qualidade.

1 COMENTÁRIO

  1. Pib do agro lá em cima, investimentos em educação lá em baixo. Investir não apenas na estrutura ou em materiais escolares e uniformes.
    Tem que ter escola em tempo integral, evitar salas super lotadas e claro focar na qualidade do ensino.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.