Publicado em 22/02/2022 às 09h45
Alessandro Granda – DRT 5014.
NADA DEFINIDO! Rui Costa não confirma candidatura de Jaques Wagner a sucessão estadual em 2022
E a inquietação política petista na definição da chapa que concorrerá a cobiçada vaga a cadeira no Palácio de Ondina acaba de ganhar um novo capítulo.
Durante entrevista a jornalista Miriam Leitão no seu programa na Globo News, na noite desta segunda-feira (21), no melhor estilo mineirinho, o Governador Rui Costa (PT/BA), não confirmou a pré-candidatura do seu correligionário Jaques Wagner na disputa da sucessão estadual.
Ao ser questionado se será candidato ou se permanecerá até o final do mandato, o chefe do executivo estadual, saiu pela tangente, e respondeu que seu futuro político está nas mãos da cúpula do PT que irá definir qual será a melhor estratégia. Segundo Rui Costa essa definição sai até o dia 13 março, ou até mesmo antes dessa data limite.
Com relação a quem será o candidato a governador, Jaques Wagner do PT ou Otto Alencar do PSD, o Governador saiu pela tangente.
“Aqui nós temos uma aliança há 16 anos com várias partidos como o PSD e o PSB, mais PP, e nós estamos conversando muito. Nos demos um prazo até 13 de março para que possamos concluir e anunciar a chapa. Nós temos conversado várias possibilidades e essa semana vamos retornar o diálogo”, disse.
Sobre a possibilidade de permanecer no Palácio de Ondina e pleitear um cargo em caso de vitória de Lula em 2022, Rui Costa afirmou que não tem qualquer expectativa sobre assumir um ministério ou cargo comissionado. “Cabe a quem vai ser eleito seja governador ou presidente da república montar sua equipe e não acho que quem se elege tenha constrangimento de qualquer tipo para escolher seus assessores, tem que ter liberdade absoluta e não acho que as pessoas tem que estar comentando possíveis expectativas de ocupar cargo a ou cargo b”, explicou.
Contrário às declarações de Rui Costa que não tem nada definido, o senador Jaques Wagner saiu do encontro de São Paulo afirmando que nada mudou no xadrez político da Bahia. Na oportunidade, Wagner afirmou que continuava pré-candidato ao governo e que a definição para o senado ficaria entre Otto e o vice-governador João Leão (PP). Rui não é citado como possibilidade ao Senado na mensagem da rede social do petista.