Publicada em 05/11/2023 às 02h05
O Deputado Estadual Eures Ribeiro, do PSD, concedeu entrevista na Rádio Cultura Oeste FM 105,9, em Santa Maria da Vitória no último dia 3.
A fala do Deputado chamou atenção sobre um tema que é um câncer na administração pública do Brasil e principalmente nas cidades do interior baiano, o nepotismo. Eures ainda usou os adjetivos “nojenta e asquerosa” para se referir ao nepotismo.
Eures Ribeiro criticou o prefeito da cidade de Santa Maria da Vitoria/BA, Tonho de Zé de Agdônio do PL, sobre a nomeação três irmãs para os cargos de secretárias municipal. A nomeação de irmão, esposas, cunhados, cunhadas é uma prática muito utilizada pelos prefeitos.
Mesmo a lei permitindo a contratação de parentes desde do primeiro grau para os cargos de secretários, mesmo sendo legal, é um ato imoral. E ainda tem a modalidade de nepotismo cruzado, onde Vereadores tem parentes nomeados no executivo e prefeito parentes na Câmara.
Um Vereador que tem a função de fiscalizar o executivo, ao aceitar um cargo, já perdeu a sua finalidade para qual foi eleito na Câmara de Vereadores.
O Deputado ainda criticou as vaias durante os pronunciamentos das entregas das casas populares, realizada com a presença do Governador Jerônimo Rodrigues, do PT, no último dia 23/10 na cidade.