Publicado em 24/01/2025 às 06h15

Secretária de Finanças Vania Silva Souza e filhos.

Por Antonio Rocha.

QUEBRANDO PARADIGMAS. VANIA, A NOVA SECRETÁRIA DE FINANÇAS DO MUNICIPIO.

 

Num país cuja população é majoritariamente feminina (51,5%), mas os postos de primeiro escalão são ocupados por homens, desobserva o princípio da proporcionalidade e da isonomia. Malgrado essa lamentável realidade, a escolha de uma mulher para a organização das finanças do município de Correntina é digna de celebração. O tempo dirá, mas quiçá seja um lampejo de justiça equitativa, um vislumbre da igualdade de oportunidades e no respeito à equiparação de gêneros.

Secretária de Finanças Vânia Souza.

O episódio, em si, talvez vá além do mero simbolismo. A propósito, é mais uma mulher compondo os quadros da administração pública correntinense. Desta vez, refiro-me à ilustre senhora professora Vania Silva Souza,  natural de Canto do Buriti,  Estado do Piauí.

Trata-se de uma servidora extremamente qualificada, detentora de um currículo invejável, absolutamente apta a ocupar o cargo para o qual foi designada. Aplicada aos estudos, Vania Souza tem, indubitavelmente, uma trajetória louvável. Formada em letras/português pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), graduada em administração e pós-graduada em contabilidade Pública e Auditoria, Souza figura-se como uma pessoa altamente qualificada  para gerir o  Setor Financeiro do Município.

Secretária de Finanças Vânia Souza e o Prefeito Walter Mariano

Para ciência de todos, a Senhora Souza já está conosco há 19 anos, quando escolheu Correntina para fixar residência e constituir família, por simpatia e empatia. Não por acaso, desposou o correntinense Reginaldo Silva, e com ele gerou três simpáticos filhos.

Secretária de finanças Vânia Souza e seu esposo Reginaldo Silva.

A relevância do posto que ora ocupa consiste no fato de que Vania é a segunda mulher a assumir um cargo que, tradicionalmente, sempre foi ocupado por homens. Diante dos apelos modernos, próprios de um Estado Democrático de Direito, penso que a sua convocação para o referido cargo responde tal apelo. Efetivamente, a expectativa é de que um maior número de mulheres  participe da política e acelere o protagonismo feminino na administração pública. Desta forma, o atual cargo de Vânia representa o êxito dessa demanda, porque enseja o reconhecimento da igualdade de gêneros e o horizonte de justiça às mulheres.

Secretária de Finanças Vânia Souza com Secretários e Procuradora de Correntina

Ademais, esta deve ser uma pauta defendida por todos, mesmo num cenário onde sempre figurou a “persona” masculina. Vale dizer que, atualmente em Correntina, as mulheres, embora lentamente, já começam a ocupar assentos significativos na Câmara de Vereadores, nas secretarias municipais e em funções estratégicas de governo. Evidentemente, ainda está muito aquém do ideal, porém são conquistas a serem comemoradas.

Secretária de Finanças Vânia Souza

Durante os seus 86 anos de emancipação política, somente uma mulher chefiou o governo de Correntina, enquanto uma outra, comandava, em tempos passados, as finanças da prefeitura, dirigindo a tesouraria.  Duas mulheres incontestavelmente gigantes, inigualáveis e sensíveis. A primeira citada era a conhecida  Vivi, insuperável Valderina Coimbra Costa que, surpreendentemente, foi vereadora por 5 mandatos (1948 a 1958). Cf.COSTA, Araújo Flamarion, na sua obra: “Conto mais um ponto.” Primeira mulher a dirigir o executivo municipal, ano de  1962.

Valderina Coimbra Costa (Dona Vivi) Crédito de Flamarion Costa – Recanto das Letras.

A outra é ninguém mais ninguém menos que dona Sinhazina. O seu nome próprio é Idalina Araújo Diamantino de Oliveira, que exerceu, por mais de 30 anos consecutivos, com máxima competência e zelo, o tal cobiçado cargo. Isto o leitor pode conferir no Jornal de Correntina, no artigo: “A incrível história da Tesoureira que serviu o nosso município por 32 anos ininterruptos”, do escritor Teoney Guerra, Jornal de Correntina. Agora, o disputado cargo recepciona e deixa-se comandar pela inteligência e precisão de uma outra mulher, que vem marcando positivamente com o seu trato profissional, a Tesouraria da Câmara Municipal de Correntina.

De modo que, se por um lado as biografias de suas antecessoras, demonstram o tamanho do desafio e da responsabilidade a serem enfrentados pela nova servidora, em contrapartida, exalta o papel da mulher num mundo onde impera a predominância masculina. Ocorre que a trajetória profissional da mencionada candidata a credencia, sem dúvidas, para essa nova função.

Secretária de Finanças Vânia de Souza.

Estando no município desde o ano 2001, Vania já possui uma longa folha corrida de trabalho prestado à nossa cidade. Inicialmente contratada pela rede estadual, dedicou-se ao serviço do magistério,  lecionando português, literatura e sociologia, entre 2003 e 2007.  Atuou, também, no Centro Educacional de Correntina (Colégio do Padre). E mais, como  servidora publica, em 2007 iniciou sua trajetória no poder legislativo de Correntina, como prestadora de serviço auxiliar contábil (contrato nº 020/207).

Câmara de Vereadores de Correntina.

Em 2008 assumiu o cargo de Chefe de serviços Administrativos e, em 2009, assume, por nomeação, o cargo de Assistente do Controle Interno. Também nesse mesmo ano, através da portaria nº 025/2009, ascendeu ao cargo de Coordenadora de Controle Interno da Câmara de Vereadores de Correntina, em especial de licitações, exercendo a presidência da referida Comissão e sendo, portanto, Pregoeira desta Casa Legislativa, desde  2017 até a presente data. Além disso, a  Sra Vania Silva exerce, desde 2018 até quase os dias atuais, também a função de OUVIDORA GERAL da Câmara Municipal de Correntina-Ba, através da portaria( nº102/2018), assinada pela Mesa Diretora da Câmara de Vereadores. Com esta folha corrida de trabalhos prestados ao município, Vania se sente mais que uma correntinense, já que vive há mais tempo por aqui do que em sua terra de origem.

Recepcionando essa ilustre personalidade, Correntina demonstra sua vocação habitual de acolher a todos que aqui queiram ficar, contribuir e somar com a nossa gente. A isto chama de cosmopolitismo, empatia e hospitalidade. Com expectativas elevadas, desejamos a você, Senhora Vania Souza, bons e abundantes frutos, no exercício da sua nova função pública.

Antonio Rocha.
Texto de Antonio Rocha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.