Publicado em 28/03/2025 às 18h15.

Foto ilustrativa.

CASSIANO, O EMISSÁRIO DO MAJOR FÉLIX.

Por Antonio Rocha.

A propósito de um personagem distinto e singular, a quem o presente artigo homenageia, dizem que era “pau para toda obra.” Um negro esperto, matreiro e observador que costumava ocupar maior parte do tempo no lombo do cavalo do que no cabo da enxada para capinar. Em Correntina constituiu prole, estruturou duas famílias e conquistou boa parte das terras do Manoel Mendes. Afinal, como isso se deu?

Foto ilustrativa.

Muitos dizem saber, porém há controvérsias.  Algumas, entretanto, já esclarecidas. Afirmam-se que o nosso personagem parece ter exercido algum poder no lugar em que escolheu para morar. Não sei se por habilidade, esperteza ou qualidades pessoas, tais como, o domínio das ciências ocultas, que o mantinham de corpo fechado, ou se era pela proximidade que cultivava com as autoridades locais e, principalmente, com o major.

Foto ilustrativa.

Ouvi, pela boca de seu próprio afilhado, Josino, que Cassiano teria chegado por essas bandas fugindo da seca de Macaúbas, juntamente com o seu pai, que à época já era viúvo. Aqui chegando seu pai, Pedro, casou-se com a senhora Carlota e adquiriu terras no Manoel Mendes em troca de um cavalo. A propriedade estendia-se da beira do Rio Correntina até a grota do sargento, ladeira acima.

Foto ilustrativa.

Aliás, dizem que Cassiano era um dos homens do respeitado e temido Major Félix. Contam que este era o seu fiel carteiro, ou fidedigno emissário. Em conformidade com o provérbio, “pau para toda obra” e disponível para qualquer serviço, imediatamente solicitado pelo Major. Ouviu-se dizer, que o  tal emissário até foi segurança pessoal de Dr. Lauro, filho do intendente.  Seu nome aparece de relance nas páginas do livro “história de Correntina”, de autoria de Hélverton Baiano. Diz que foi ele, Cassiano, o positivo designado para buscar uma soma monetária num banco de Barreiras-Ba. A urgência era justificada pela necessidade do pagamento de funcionários, na época da construção da estrada que liga Correntina a Posse.

Foto ilustrativa.

Certo é que Cassiano era do tipo que percorria trechos, cortando fronteiras dos municípios baianos, desviando de jagunços e bandoleiros, de inimigos e outros mal intencionados, para fazer chegar no tempo certo, os comunicados do Intendente Major, ao destino final. Invariavelmente, os destinatários eram afetos ou desafetos, vizinhos ou pessoas mais distantes. A essas informações, o senhor Josino, do alto dos seus 84 anos de idade, completa afirmando que Cassiano era “capanga” do Major e que, a mando deste, percorria toda a região para cumprir o seu mandado. Assim, percorreu Santa Maria da Vitória, Santana dos Brejos, Bom Jesus da Lapa, Barreiras e etc. Todas as viagens sobre  o dorso  de um cavalo.

Foto ilustrativa.

Dessa forma, enquanto o Major viveu, imperou e liderou o município de Correntina, Cassiano estabeleceu-se na região. Não obstante, na medida em que as forças do Major diminuíam, o seu poder minguava na mesma proporção, até se definhar completamente. Por fim, Cassiano morreu esquecido e pobre, deixando reduzido número de descendentes, que praticamente não mais existem sobre as suas antigas terras.

Antonio Rocha.
ANTÔNIO ROCHA: Graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Curso livre em Teologia, especialização em Filosofia Clínica, pelo Instituto Packter e mestrado em Ciências da Religião pela PUC Goiás.

5 COMENTÁRIOS

  1. Legal! Convivi e sei perfeitamente quem foi Cassiano. Morava na mesma região que eu nasci, Cerco/Manoel Mendes/Baraúnas. Apesar de conhecer perfeitamente o livro História de Correntina, não me lembro desta passagem. Cassiano era uma figura de prosa boa. Um homem de pouca estatura que não dispensava o lombo de um animal. Viagei no tempo!!

    • Nobre Guto, você tem toda a razão. O nome Rio Corrente inicia na confluência do rio correntina com o rio arrojado, na barra do São José. O rio corrente finaliza com a outra confluência com o Rio São Francisco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.