Publicado em 08/03/2025 às 15h33.

Foto: Divulgação/Antonio Rocha.

Por Antonio Rocha: SALVE O DIA INTERNACIONAL DA MULHER!

Neste oito de março, dia Internacional da mulher, trago à memória uma das personalidades mais relevantes e ativas no cenário social de Correntina. Trata-se de ninguém mais, ninguém menos que a ilustre Vereadora, professora Ieda Maria Pereira Barbosa. Essa figura integra o restrito séquito de mulheres mais influentes da sociedade correntinense, rompendo o rígido monopólio masculino no âmbito da política.

Foto: Divulgação/Antonio Rocha.

Ieda cursou os ensinos fundamental e médio, no Centro Educacional de Correntina( Colégio do Padre). Bacharelou-se em administração pela UNITINS e pós-graduou-se em Gestão de Pessoas, pela instituição REALIZA, sediada em Salvador-Ba. Estudiosa, acumulou inúmeras horas de atividades educacionais, incluindo cursos e palestras, na modalidade extensão. Tornou-se servidora pública municipal em 1º de junho de 2004, e atualmente presta serviço ao Museu, da Secretaria Municipal de Cultura. No seu currículo consta a participação em inúmeros colóquios, simpósios, fóruns e assim por diante. É uma cuidadosa e exemplar mãe de família, bem como destacada humanista.

Foto: Divulgação/Antonio Rocha.
Foto: Divulgação/Antonio Rocha.

Além do currículo acadêmico, a nossa homenageada ostenta em sua biografia um extraordinário serviço prestado à Correntina. Desde cedo, demonstrou grande habilidade e predisposição no estabelecimento de contatos com as pessoas e a comunidade em geral. Gostava de se enturmar e desempenhar papel social na área de assistência aos mais pobres. Ainda adolescente, militava em movimentos sociais, denunciando os descasos e apontando soluções. Como estratégia, atuava aglutinando pessoas, coordenando ações humanitárias e pacificando conflitos.

Foto: Divulgação/Antonio Rocha.
Foto: Divulgação/Antonio Rocha.

Mas foi, sobretudo, nos espaços eclesiais e nos movimentos religiosos, que atuou em diversas áreas. No campo, na biblioteca do grupo de jovens, na farmácia popular, no programa paroquial da Ave-Maria, nos cursos de formação de liderança de jovens católicos, na distribuição de cestas básicas aos pobres que a sua consciência foi se formando. Também atuou como secretária particular do Padre André, secretariando também os trabalhos para a fundação do sindicato dos trabalhadores rurais dentre outros. Nesse celeiro é que a jovem Ieda se destacou, obtendo as lições mais sólidas e profundas para sua militância política. Posteriormente, consubstanciou suas experiências nos sucessivos mandatos legislativos em Correntina. Foram, ao todo, sete legislaturas, com mandato inicial (1988 a 1991); 2º mandato (1997 a 1999); 3º mandato (2000 a 2004); 4º mandato (2005 a 2008); 5º mandato (2009 a 2012); 6º mandato (2013 a 2016); 7º mandato (2017 a 2020), totalizando, precisamente, 28 anos de serviço ao povo e à sociedade de Correntina. Ainda dentro dos mandatos, Iêda foi presidente da Mesa Diretora da Câmara nos anos (2000 a 2002; 2003 a 2004). Assumiu cargos de vice-presidente e de 1ª e 2ª secretaria, atuando nas comissões; na maioria das vezes como presidente. Também atuou como relatora em duas comissões de CPIs, bem como na presidência de uma comissão de investigação na Câmara municipal.

Foto: Divulgação/Antonio Rocha.
Foto: Divulgação/Antonio Rocha.
Foto: Divulgação/Antonio Rocha.

Na esteira da legislatura, os seus mandatos foram marcados por diversos e importantes projetos, tais como: indicação feita ao governo da Bahia para a construção da ponte da Barra de São José ligando Correntina à Santa Maria; indicação do Museu Raimundo Sales; projeto das escolas nos bairros: Vila Nova, Bairro S. José (escola dom Muniz); e na fazenda branca, escola de S. Antonio das pedrinhas e Veredãozinho; indicações para energização nos bairros: Vila Nova e São José, nas comunidades Conceição, Capão, São Manoel de Cima e Corredeiras; indicação para canalização de água potável nos bairros: Vila Nova, Deocleciano Silva, São José e povoado do Tatu e Comunidade de Juazeiro; indicação da passarela ( ponte de ferro), ligando o bairro São José ao Ranchão; indicação do asfalto das sete ilhas e passarela; indicação da Roda D´água, instalada no Ranchão; autoria do projeto de Plano Municipal dos Servidores (2016); autoria da Medalha de Honra ao Mérito Dr. Lauro J. de Araújo; autora da denominação do nome do Fórum (“Helvécio Rocha); autora do projeto de pavimentação das ruas: Mário Barbosa, Helvécio Rocha, Rafael Martins e a rua da Escola Duque de Caxias.

Foto: Divulgação/Antonio Rocha.
Foto: Divulgação/Antonio Rocha.

Estes são os indicativos, das muitas obras realizadas por esta mulher. Mas Iêda notabilizou-se mesmo foi pelas fortes e corajosas intervenções feitas na Tribuna da Câmara, sem contar seus implacáveis enfrentamentos em defesa do bem comum. Propôs e desenvolveu vários projetos importantes para a municipalidade. Ieda atuou, também, na educação do município. Foi diretora-geral do Colégio Estadual Duque de Caxias (1987 a1991), Vice- diretora da Escola Presbiteriana (1992 a 1993), atuou como Secretária Municipal de Educação e Cultura (1999). Foi secretária de administração e recursos humanos (2014 a 2016), sendo a primeira mulher a assumir a pasta com curso superior na área; Informatizou o RH da Prefeitura e criou o Plano de Cargos do Servidor Público Municipal; foi relatora da Constituinte Municipal para a elaboração da Lei Orgânica do Municipal; idealizou e sugeriu a criação do Museu Municipal Raimundo Sales, onde atualmente trabalha como servidora pública. Com este currículo e esta folha corrida de trabalhos prestados ao município, elegemos Ieda para, na sua pessoa, homenagearmos todas as mulheres de Correntina e do mundo, nesta magna e histórica data.

Foto: Divulgação/Antonio Rocha.
Foto: Divulgação/Antonio Rocha.
Foto: Divulgação/Antonio Rocha.
Foto: Divulgação/Antonio Rocha.

É dessa forma, pura e justa, que a nossa protagonista entra para o rol das figuras mais proeminentes do município e da região, constando da seleta galeria das mulheres mais influentes da nossa sociedade. Registra-se a dimensão de sua luta e do seu legado para o povo correntinense.

Antonio Rocha.

ANTÔNIO ROCHA: Graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Curso livre em Teologia, especialização em Filosofia Clínica, pelo Instituto Packter e mestrado em Ciências da Religião pela PUC Goiás.

8 COMENTÁRIOS

  1. Padre Antônio, amigo, que prazer ler essa matéria. Artigo impecável, muito bem escrito e com conteúdo social e histórico importante, com foco em Iêda, essa mulher correntinense incrível.

  2. O texto do ilustre e letrado Antônio Rocha é uma homenagem à Vereadora Ieda Maria Pereira Barbosa, uma das personalidades mais relevantes e ativas no cenário social de Correntina. A escolha de Ieda para ser homenageada no Dia Internacional da Mulher é mais do que justa, considerando sua trajetória de luta e contribuição para a sociedade correntinense.

    Ieda é descrita como uma mulher de grande habilidade e predisposição para estabelecer contatos com as pessoas e a comunidade, tendo atuado em diversas áreas, incluindo movimentos sociais, eclesiais e religiosos. Sua militância política é destacada, com sete legislaturas e diversos projetos importantes para a municipalidade.

    A homenagem a Ieda é também uma forma de reconhecer a luta das mulheres por direitos e igualdade. O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, é uma data importante para refletir sobre os progressos alcançados e os desafios que ainda precisam ser superados.¹

    O texto do conspícuo Antônio Rocha é uma forma de registrar a dimensão da luta e do legado de Ieda para o povo correntinense, e também de inspirar outras mulheres a seguir seus passos. Como disse a ONU, o Dia Internacional da Mulher é uma ocasião para celebrar os progressos alcançados e lutar por um maior impulso rumo à igualdade de gênero em todo o mundo.

    PARABÉNS à homenageada e ao ilustre escritor!

    • Capitão Getúlio Reis, quero lhe agradecer pelas palavras sinceras e brilhantes referidas a minha pessoas e a minha luta na vida pública a favor do nosso povo.
      Muitíssimo obrigada.
      Abraço.

  3. Na pessoa do douto capitão Getúlio Reis, agradeço a todos pelos brilhantes e simpáticos comentários. Ieda é, sem dúvida, uma figura que marca a vida política de Correntina e das pessoas.

  4. Que linda homenagem! E merecida também, Ieda contribuiu muito por Correntina, nada mais justo… parabéns a redação e ao Jornal, pelo brilhante trabalho que vem desempenhando. 😍🙏🏼. Como diz o Capitão Getúlio, que Iêda seja inspiração para outras mulheres !! 👏🏼👏🏼👏🏼

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.