Publicado em 25/06/2025 ás 06h15.

Antonio Rocha.
ANTÔNIO ROCHA: Graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Curso livre em Teologia, especialização em Filosofia Clínica, pelo Instituto Packter e mestrado em Ciências da Religião pela PUC Goiás.

SEU HÉLIO, O SOL DE CORRENTINA.
Por Antonio Rocha.

Foto: Seu Hélio.
Foto: Seu Hélio e dona Hilda.
Foto: Antonio Rocha, Seu Hélio e dona Hilda.

O espaço a mim concedido pelo JC na data de hoje, dedico-o ao ilustre, versátil, habilidoso, sociável e intuitivo Seu Hélio, assim conhecido em Correntina. Coincidentemente, a curiosa derivação do seu nome nos remete ao brilho do grande astro. Refiro-me ao rei Helios que preside o nosso sistema, faz germinar e crescer tudo o que por ele é iluminado. Assim como o homônimo, Hélio de Hilda fez brotar, a seu modo, vida e calor no próprio entorno.

Foto: Seu Hélio e dona Hilda.
Foto: Seu Hélio.

De tal sorte que Seu Hélio, por meio do estilo que lhe é peculiar, conferiu brilho à sociedade correntinense. Notabilizou-se pelo som esplêndido do Saxofone que habilmente operava. Dotado de genuína criatividade, oriunda da veia comercial e de um espírito empreendedor, se caracteriza pelo irretocável caráter ético-moral.

Foto: Seu Hélio e dona Hilda.
Foto: Seu Hélio e família.
Foto: Seu Hélio e familia na Igreja.

Na condição de funcionário público, Seu Hélio se destacou como construtor de sólidas e profundas relações sociais, autêntico espírito humanista, e admirável performance artística. Através do reconhecido talento musical, continua proporcionando alegria, em todos os espaços da municipalidade. Mais do que um simples cidadão, Hélio sempre foi uma referência, como pai de família e militante católico, para todos os segmentos da cidade.

Foto: Seu Hélio e família.
Foto: Seu Hélio e família.

Seu Hélio ajudou a construir a sociedade no aspecto econômico, na prestação do serviço público, e em outras dimensões, laicas ou religiosas. De expressão alegre e contagiante simpatia, Hélio iluminou, com a própria vida, praças, avenidas, ruas e coreto. Não há dúvidas de que o nosso homenageado sempre emprestou a voz, a arte e o alegre humor, ao bem maior da cidade.

Foto: Seu Hélio e família.
Foto: Seu Hélio e dona
Foto: Seu Hélio e dona Hilda.
Foto: Hélio e família na Igreja.

No carnaval, especialmente, Seu Hélio fazia o povo pular, dançar e se embalar, ao som do Saxofone e do Cavaquinho. Já espaço religioso, com o som inebriante da clarinete, motivava os fiéis à oração. Capaz de extrair e interpretar as mais profundas notas musicais, elevava as almas penitentes ao teto celestial, num êxtase litúrgico. Hélio é a exata essência de um ser humano altruísta, afável, caridoso e humanista. O nosso ilustre personagem é capaz de se compadecer de um faminto, de um pedinte ou de qualquer menino desamparado. Foi assim que adotou filhos, empregou adolescentes pobres, incentivou e consolou os desvalidos, embora sua própria prole fosse numerosa.

Enfim, acredito que Deus fez de Hélio um homem múltiplo, ou seja, um artesão, um músico, um comerciante, um funcionário público e assim por diante. Sua serenidade se confunde com o sopro de uma brisa; seu tom de voz, um surro aos ouvidos; seu olhar, uma luz forte a guiar. O que se ouve pela cidade, como testemunho, é que o som do Saxofone de Hélio de dona Hilda é um perfeito bálsamo para a alma, e o dedilhar no cavaquinho ainda faz as pessoas bailarem integralmente. Você, Hélio, é um metafórico sol de Correntina, com todas as dádivas que Deus lhe concedeu.

10 COMENTÁRIOS

  1. Meu DEUS! Que homenagem! Eu sou inclusive, sou suspeito de fazer comentário a tal homenagem. Na qualidade de cunhado e admirador do talento e do seu exemplo como pai dos seus 10 filhos, todos vivos, seguindo suas vidas dentro dos ensinamentos que este grande homem HÉLIO lhes ensinara. Uma homenagem simplesmente fantástica e merecedora. Você merece se HÉLIO! Por tudo que fez e ainda faz.

  2. Mais uma vez o impoluto ANTONIO ROCHA nos brinda com a homenagem mais emocionante e merecida feita ao Seu Hélio!

    É incrível ver como uma pessoa pode deixar uma marca tão profunda e positiva na vida de uma comunidade. Seu Hélio é um verdadeiro exemplo de altruísmo, caridade e humanismo, e sua contribuição para a sociedade correntinense é imensurável.

    A forma como ele é descrito, como um “sol de Correntina”, é perfeita, pois reflete sua capacidade de iluminar e aquecer a vida das pessoas ao seu redor. Seu talento musical, sua criatividade e seu espírito empreendedor são apenas alguns dos muitos atributos que o tornam uma pessoa tão especial.

    É inspirador ver como Seu Hélio sempre buscou ajudar os outros, adotando filhos, empregando adolescentes pobres e incentivando os desvalidos. Sua serenidade, seu tom de voz e seu olhar são todos atributos que refletem sua personalidade afável e caridosa.

    Parabéns a Seu Hélio por essa merecida homenagem! Que ele continue a iluminar a vida das pessoas ao seu redor com sua música, sua alegria e seu amor. É um privilégio tê-lo no rol dos meus amigos.

    Parabéns também à família de Seu Hélio, que certamente se sente orgulhosa de ter um patriarca tão incrível. Que possamos todos nos inspirar na vida e no legado de Seu Hélio!

  3. Senhor Redator,

    Parabéns pela matéria sobre a vida e a família do Seu Hélio e da D. Hilda, de Correntina.

    De fato Seu Hélio é um exemplo de amigo, de cidadão, de pai, de marido, que, assim como a D. Hilda, merece todo o reconhecimento e agradecimentos por uma vida inteira de dedicação à família, à sociedade e às boas causas.

    O Jornal de Correntina merece também parabéns, pois, em tempos de tantas matérias reportando fatos negativos e desanimadores, que só contribuem para desagregar a sociedade, este jornal abriu espaço para a excelente matéria, muito bem escrita por Antônio Rocha, sobre uma pessoa e sobre uma família que traz a todos nós a prova de que ainda existe esperança para a nossa sociedade.

    Quem conhece, sabe que D. Hilda e toda a família são realmente iluminados e aquecidos pelo verdadeiro sol de bondade e honestidade que é o Seu Hélio.

    E eu acrescentaria que toda a família do Seu Hélio acabou se tornando um único sol, que ilumina e aquece não apenas Correntina, mas também Goiás, Brasília, o Brasil e o mundo inteiro, pois, de fato, existem pessoas por todo o planeta que reconhecem a admiram esse grande homem que é o Seu Hélio da D. Hilda.

    Essa foi uma bela matéria para aquecer o coração e encher a alma de esperança e de confiança em um futuro melhor.

    Obrigado, Correntina-BA, por nos dar uma família tão bonita e inspiradora.

    Parabéns a todos!

    Og Pereira, de Brasília-DF.

  4. Que bela homenagem.
    Meu avô é um homem incrível. A pessoa mais honrosa que conheci na vida.
    Amo muito.
    Como é bom ver e fazer parte dessa linda história.

  5. Como a musica sempre fez parte da vida dele, a correlacao entre Helio e Sol, me remete a 5ª nota da escala musical e a clave de Sol.
    Obrigado Antonio Rocha e ao JC pela linda homenagem.
    Muito boa!!! Parabens!!!

  6. Antônio é surpreendente e magnifico, ao se debruçar sobre nossas hisória e nossos valores culturais e morais. Parabéns.

    Antonio, o admiro muito pelo seu nivel cultural e sua dedicação a nossa história, mas me atrevo a pedir cuidado com com certas figura problemática, que como “encosto” nos causam danos que poder se tornar irreparáveis. Outros professores estão nesta conta de se acharem “doutores honoris causa”, mas que são merecedores de nosso perdão à certas atitudes ou conceitos manifestos. Veja na conta de Paulo Freire, o rebotalho que causou a nossa educação, com sua trágica reforma, que até hoje trás consequências irreparáveis aos nossos jovens.

    Espero que entenda e desculpe minha observação; não somos perfeito e por vezes cometemos deslizes, porém os amigos, são aqueles que nos alertam dos equívocos. Como neto lendário caudilho Major Feliz Joaquim de Araújo, deixei passar em branco o que na ocasião deveria ter me manifestado, não permita que intrusos tirem o brilho e a bondade que este seu coração tem nos transmitido.

    O admiro muito Antonio e oro para que você continue com essa sede de desvendar a nossa história a enaltecer aqueles que a fizeram e por isso existimos.

    Temos muitos exemplos em nossa história digno de tal homenagem e Seo Helio Alves É um desses, a quem mais e mais o parabenizo por fazer uma homenagem em vida, isso é o que se faz mais em importante em você; pois homenagem póstuma nem sempre serão reconhecidas pelos herdeiros culturais do morto, que está morto, não tem como reviver na emoção que um ato como este nos causa.

    Meu pai faleceu sem um reconhecimento desta magnitude, embora todos o tivesses neste conceito admirável na cultura de nossa terra; a consciência ao seu trabalho, mas um gesto como o seu, tem que partir de outro e não de um filho, que por mais digno que se faça, vai parecer coisa de filhos, querendo ou forçando, que seja o seu pai lembrado ou reconhecido. A Casa da Cultura de Correntina ter o nome de Iôzinho Costa, foi uma iniciativa do saudoso José Rocha França, apoiada pelo vereador Louro de Lino a que levou adiante e a tornou uma realidade, mas até quando… pois nos parece que atual gestão não se voltou quanto a sua importância no contexto cultural do município.

    Fico sensibilizado com a homenagem, pois no livro que estou concluindo, VESTIGIOS de SAUDADE faço a ele tal reconhecimento e em publico, lhe faço o pedido de autorizar-me a incluir seu texto no mesmo.

    Mais uma vez parabéns e desculpe minha manifestação de contrariedade, que não é dirigida a você, mas a quem quis manchar um dos mais dignos nome de nossa história. Retorno a leitura de seus textos, pelo conteúdo e a sua gratidão aos nossos valores culturais.
    Um forte abraço

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.