Publicada em 02/08/2025, às 16h39.

A PEDAGOGIA DA POLIS
Por Gecilio Souza

Para analisar o presente
Com um juízo apurado
É imprescindível obviamente
Dar um pulo no passado
Mas não para simplesmente
Ficar nele aprisionado
O futuro logicamente
A ele está vinculado
Precisa ser cotejado
O aspecto essencial
De cada período estudado
Para a análise racional
E assim ser resgatado
O escopo fundamental
Da filosofia o legado
Ao campo educacional

Um legado conceitual
Que maiúscula herança
A cultura ocidental
Pôs os pesos na balança
E a Grécia por sinal
Com visionária pujança
Criou a educação integral
Voltada para a criança
A Paideia fez mudança
No âmbito da formação
E projetou a confiança
Nos quadrantes da nação
Instigou a perseverança
Do potencial cidadão
Até hoje ela avança
Em sua própria execução
Mas uma consideração
Por si mesma relevante
O exemplo de educação
Era o próprio governante
Pedagogo por vocação
Com a sua conduta constante
Instituiu-se o padrão
De uma pátria pujante

Todo mundo era estudante
Da pedagoga cidade
A polis agia tolerante
Na pessoa da autoridade
Instruía o infante
Sobre a sápia liberdade
Um fator preponderante
E guia da sociedade
Assim a responsabilidade
Na prática e a teoria
Pela formação de verdade
Com vistas à cidadania
Nos ombros da majestade
Em última instância caía
Consoante a moralidade
E a lei que assim prescrevia
A propósito não havia
Compromisso superior
Ao de quem desenvolvia
O ofício de gestor
E a ele é que cabia
A função de corretor
Da eventual desarmonia
Identificada no interior

O pedagogo instrutor
Em primeiríssimo lugar
Não era algum professor
Com seu dever de educar
Mas sim o formulador
Dos meios de executar
O projeto norteador
Para a educação avançar
E Aristóteles ao falar
Sobre o assunto mencionado
Tratou de responsabilizar
O governante designado
Para a cidade administrar
Com a sofia sintonizado
Ele é que deve pagar
O erro do mal educado
Fica então consignado
Que o gestor deve saber
Ele há de ser cobrado
Por tudo que acontecer
Seja algo deliberado
Ou contrário ao seu querer
Após ter sido empossado
Cabe a ele responder

Platão conseguiu fazer
Com invejável maestria
Em metáfora descrever
Num mito ou alegoria
A doxa, opinião ou crer
E episteme ou filosofia
Aquela confunde o ser
Essa é nítida como o dia
A doxa é o que propicia
O engodo e a manipulação
É a caverna onde se cria
A política da compensação
Com seu marketing alicia
Persegue quem lhe diz Não
Culpa a quem não deveria
Nega a própria contradição

A título de conclusão
Pois a celeuma é eterna
Há quem esteja de plantão
Defendendo essa baderna
Tentam frear a reflexão
De origem antiga e moderna
A política anti-educação
Essa é a própria caverna.