Publicado em 24/12/2025, às 6h58.

A extrema-direita está se tornando ridícula!
Teonei de Araújo Guerra*
Ontem, eu fui dormir hoje (rsrsrs… pra lá da meia noite), rindo, vendo na internet, tanta bobagem, tanta coisa risível, cômica, que foi publicada em redes socias e em grupos de aplicativos de mensagens.
Quero deixar bem claro, que não sou lulo–petista. Não voto no PT.
Mas a noite foi divertida!!! Ah, foi!

O motivo de tanta risada foi a onda, ou terá sido um tsunami, de publicações – mensagens de revolta e memes – sobre o comercial veiculado na TV e na internet das sandálias Havaianas. Uma peça publicitária protagonizada pela atriz Fernanda Torres, que eu achei ótima, bem humorada, e cuja mensagem é altamente positiva, pois, incentiva as pessoas a irem com vontade em busca dos seus anseios, realizar os seus projetos e sonhos no ano vindouro; a não ficarem aguardando a sorte.
O mote da mensagem é não iniciar o ano “com o pé direito”.
Numa alusão ao comportamento normal, das pessoas, de “entrar com o pé direito, porque dá sorte”. Mas, “iniciar o ano com os dois pés, na porta, na estrada, na jaca, como quiser”, ou seja, com coragem, com determinação, com vontade. O comercial pirou a extrema-direita, liderada pelo Dudu Bolsonaro Bananinha, e virou alvo de campanha ideológica. Gente, foi tanta coisa ridícula…
Vi um vídeo de uma mulher – que tinha mesmo cara de idiota – que dizia que não ia começar o ano com os pés na porta, porque é de direita e cristã, evangélica, e isso é contra o que Deus quer. Que arrebentar a porta dos outros não é comportamento de cristão. Como não rir de uma cena assim?

Outro vídeo que vi, foi de um sujeito, com cara de machão, musculoso, Ele estava com cinco ou seis pares de sandálias Havaianas, toda limpinhas, aparentemente sem terem sido usadas… Por isso, imaginei que ele tenha ido a uma loja e comprado as sandálias para fazer o seu protesto, cortando com uma faca as Havaianas. Antes, ele puxou com todas a força as correias… mas elas não soltaram – como garante um comercial antigo da marca. Aí, aparente frustrado e com raiva, pegou uma faca, e com cara de valente, de MA-CHO, cortou as tiras e depois, as sandálias. Ah! Não faltou o Dudu Bananinha jogando um par de sandálias no lixo. Cena que foi repetida em muitos vídeos, mostrando pessoas jogando as sandálias da marca, no lixo, revoltadas, e declarando que nunca mais as usaria… Muitos deles fazendo propaganda de outra marca, a que usariam a partir de então.

Ah! Também não faltou quem afirmava que a Havaianas representa o Comunismo. Aí é demais para mim. É delírio!!!
A extrema-direita, pirou! E está se tornando perigosa, além de ridícula.
Tinha gente, também em vídeos, mostrando ferraduras, sugerindo que essas pessoas que cortam as sandálias tinham que usar as ferraduras; outros criaram sandálias com formato de ferraduras, que diziam ser apropriadas para os ultradireitistas… Era a criatividade, a arte se contrapondo à burrice, à estupidez. 
Acho que vi centenas de vídeos, que me fizeram rir como nunca! Fui dormir rindo, mas, em parte, preocupado… Há muita gente incauta, que, influenciada pelos radicais, vai ser massa de manobra, mole, mole…
O Brasil vai virar um HOSPÍCIO. O radicalismo político-religioso vai deixar muita gente louca, ah, vai.
*Teonei de Araújo Guerra é jornalista provisionado e colaborador do Jornal de Correntina.





