Publicado em 4/10/2025, às 19h08.

Ação da PRF causa queda no movimento em oficinas de motos em Correntina
Teoney Araújo Guerra*

A instalação da Unidade Operacional da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR 349, nas imediações da cidade de Correntina, e a atuação ostensiva com blitze eventuais na zona urbana têm resultado na diminuição do movimento nas oficinas de assistência mecânica de motocicletas na cidade.

É o que a reportagem do Jornal de Correntina constatou, em conversas com donos de estabelecimentos que prestam esse tipo de serviço na sede do município.
As informações obtidas dão conta de que, desde que a Unidade Operacional (UOP) foi instalada, em dezembro/2024, um número cada vez menor de motos chega às oficinas para consertos e reparos.

A razão seria a saída de circulação de motos sem documentação ou que estão com o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) sem pagar há vários ou muitos anos. Motocicletas que, pelo que foi informado, na sua maioria, pertencem a pessoas da zona rural; trabalhadores ou pequenos produtores que as compram em condição irregular, por preços mais baratos, para utilizá-las no serviço da roça, e também como meio de transporte nas vindas à cidade.
O dono de uma dessas oficinas, localizada no bairro Deocleciano Silva, que pediu para não ter o nome do estabelecimento citado, foi quem trouxe ao conhecimento da reportagem essa situação. O pequeno empresário se queixou da queda do movimento no seu estabelecimento, e perguntado sobre o motivo, informou essa situação.

De acordo com ele, “cada vez menos motos são trazidas para conserto, e as motos novas não dão defeito fácil”, se queixou.
Outro dono oficina com quem a reportagem falou, confirmou a queda no movimento, especialmente neste ano, mas não soube identificar o motivo. Indagado se essa poderia ser a causa, disse que podia ser – mas não havia se atentado para esse fato.
Não há dados sobre a quantidade de motos em situação irregular que circulam no trânsito no nosso país. Mas, busca feita pela nossa reportagem na internet revelou que as estimativas feitas por veículos de imprensa dão conta de que “é significativo” o número de motos sem documentação ou com dívidas do IPVA rodando nas ruas e estradas brasileiras.
Esse não é, portanto, um problema exclusivo no nosso município. E se o movimento nas oficinas está caindo, é sinal de que a presença da PRF está coibindo a circulação desses veículos irregulares na cidade e na zona rural local.
*Teoney Araújo Guerra é jornalista provisionado e colaborador do Jornal de Correntina
Apesar dos transtornos, é necessário a fiscalização. Pois, existem muitos desmanches pelo Brasil a fora.
Parabéns para PRF👏👏👏
Esses dados positivos das ações ostensivas da PRF no município de Correntina-BA, demonstram a eficácia na segurança pública, principalmente no combate a circulação de motos e carros irregulares: desde IPVA atrasado até mesmos produtos de roubos e furtos que acontece muito nesse municipio. Sei que muitos olham pela ótica do vitimismo, direitos humanos, hipossuficiência e vulnerabilidade dos menos favorecidos e apontam que a polícia deveria afastar essa repreensão para facilitar a circulação e o. ganha pão dos menos favorecidos, essa é a visão de muitos que não defendem a legalidade e dessa forma fazem apologia à a ações criminosas que se infiltram nesse meio para praticarem todos os tipos de atrocidades contra quem realmente é cidadão de bem, pagador de impostos que compram suas motos e carros legalizados e são perseguidos por marginais oportunistas que não trabalham e aterrorizam trabalhadores colocando armas na cabeça de pais de famílias para subtrair seus bens através de coração física e psicológica e muitas das vezes ceifando a vida de trabalhadores honestos desse município, que realmente trabalham e pagam impostos que sustenta a máquina pública desse município.
Desta forma, a grandiosidade das ações da PRF, são merecedoras de aplausos por parte da sociedade honesta do Município de Correntina, que realmente são merecedores da ter paz social e, para os infratores, contraventores e criminosos do Município fica a dica, procurem andar dentro da legalidade, assim serão respeitados pelas autoridades.
O mundo de quem anda às margem das leis sempre será perseguido pela legalidade e não justifica vitimizar e alegar o não conhecimento das leis vigentes, pora isso existe o prazo de “vacância” para a sociedade conhecer o conteúdo da lei que entrará em vigor.
Condições financeiras ruins não justifica práticas ilícitas.
O que nos resta é pedir ajuda a PM em cooperação com a PRF pra parar todas as motos com descarga modificada ou adulterada… Essas também estão causando um problema sério na sociedade com poluição sonora… Relatos de moradores com moradias a beira das estradas estão sofrendo como motoqueiros que vêm tarde da noite… Vem tocando terror com alta aceleração o que fica impossível suportar.. Alem dos carros de som que não respeita o limite de 80 decibéis tem os carros automotivo que quando passa aqui no centro… Sai disparando alarmes e quebrando as vidraças das casa.
Precisamos de Ajuda da PM pra parar todos carros de som, motos e som automotivo pra coibir essa prática nefasta e danosa à paz alheia.
Smj
O pobre coitado trabalhador da zona rural de Correntina, que adquiriu ilicitamente uma moto irregular, atraído pelo baixo preço, típico de veículo roubado, está alimentando o crime organizado. É possível que o dono dessa moto tenha sido um trabalhador honesto, mas hoje está na “cova”, vítima de um assalto fatal.
Parabéns a Policia Federal.