Publicado em 23/06/2023 às 08h50
Atividades econômicas se expandem e geram empregos no município
Atividades econômicas se expandem e geram empregos no município
Nos cinco primeiros meses deste ano [janeiro a maio], 114 novas empresas foram cadastradas [abertas] no município, de acordo com dados fornecidos à Coluna, pelo Departamento de Fiscalização Tributária (DFT) da Prefeitura Municipal.
Não há números relativos ao mesmo período do ano passado para fazermos uma comparação. Porém, levando em conta a quantidade de dias úteis havidos no mesmo período, é praticamente como se uma empresa fosse aberta a cada dia útil em Correntina.
Desse total, 55 registros são referentes ao setor de Serviços, 47 referentes ao Comércio, e 12 a outros setores da economia local.
O Comércio varejista lidera o ranking, com 39 empresas abertas, seguido pelo setor de alimentação com 13: bares, restaurantes, lanchonetes e similares; no terceiro lugar vem um segmento do setor de serviços, o de transportes: rodoviário, escolar e de entregas (11). O segmento de beleza e estética vem imediatamente a seguir (08), acompanhado pelas assessorias, consultorias e escritórios (08); engenharia, construções e obras (08) empatados; saúde com 5, e ensino, educação e treinamento, com 4, fecham os oito setores com mais empresas abertas.
Não há dados relativos à geração de empregos com a abertura dessas empresas. Mas, conversas que a Coluna teve com pessoas ligadas às atividades produtivas na nossa cidade, dão conta de que, pelo menos 250 novas vagas de trabalho devem ter sido geradas com a abertura dessas empresas.
Veja na planilha abaixo, todos os segmentos que tiveram empresas abertas nos cinco primeiros meses de 2023 no município.
De que adianta arrecadação expressiva, se não tem administrador qualificado, para fazer os direcionamentos adequados, de acordo com os ditames da lei. Só, suga o trabalhador, e não retribui adequadamente.
Sou crítico e detesto hipocrisia..