Publicado em 29/08/2024 às 19h40

Por Vanilson Cardoso – Bacharel em Filosofia e Graduando em Teologia pela PUC/Minas.

A consciência diante da urna.

Em meio ao período eleitoral municipal a pergunta que devemos nos fazer é: qual é minha consciência diante da urna? E o que meu voto influencia nos rumos futuros do nosso município?

Diante da polarização política que o nosso país vive, e especialmente o nosso município, é preciso ressaltar a importância de uma consciência do poder do voto de cada cidadão.

 

Em primeira instância, é preciso compreender que votar não é uma obrigação, mas um direito que reflete a democracia. É um dos primeiros passos para que o eleitor possa eleger representantes políticos que realmente estejam comprometidos com os interesses e necessidades da população.

Depois, é preciso ter consciência. O eleitor deve se informar sobre as ideias do partido do seu candidato, pois a ideologia partidária influencia suas ações, se eleito. Além disso, é fundamental ficar atento à conduta dos candidatos, já que aqueles que tentam comprar votos ou oferecer vantagens podem perpetuar a corrupção ao assumirem cargos públicos.
A corrupção, em apogeu em nossa realidade, não pode ter como comparsa a nossa consciência. Ela, ao contrário, deve ser um antídoto contra os mal intencionados. Além disso é sempre bom ver a ficha criminal dos candidatos e seus antecedentes.

Deste modo, compreende-se que, para garantir uma política saudável e livre de corrupção, é preciso se autoconscientizar de nossa importância e protagonismo nas eleições, visando a ética e a moral como pilares de valores. O filósofo Immanuel Kant argumentou que a consciência moral é fundamental para a ação ética. Para Kant, a consciência é a capacidade de discernir entre o certo e o errado, guiando as nossas ações conforme princípios universais. Conscientes optemos pelo certo.

Assim nos libertemos das amarras da corrupção e sejamos conscientes diante do nosso poder de escolha. O voto muda vidas e as consequências das más escolhas refletem no retrocesso das políticas públicas.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.