Publicado em 03/01/2025 às 09h02
O Prefeito eleito, Walter Mariano, assinou o decreto nº 12, na data de ontem, 02/01/25, declarando situação de CALAMIDADE Administrativa no âmbito da Prefeitura Municipal.
O Prefeito Mariano fundamenta a necessidade da calamidade em seis itens, que passo a descrever:
-
falta de entrega de documentação com informações indispensáveis (resto a pagar, conciliação bancárias e saldo financeiro), que dificulta o planejamento administrativo e financeiro;
-
omissão prejudica a execução de política públicas, e coloca em risco o atendimento as necessidades básicas da população e comprometendo o interesse público;
-
o péssimo estado de conservação dos bens e equipamentos públicos municipais (computadores, impressoras veículos, mobiliário);
-
as repartições públicas municipais estão sucateadas, sem o mínimo de estrutura para o adequado atendimento ao público;
Narra o art. 2º do decreto que todos os secretários e demais órgãos de administração tome adoção de todas as providências necessárias para REDUÇÃO DE DESPESAS DE CUSTEIO.
art. 3º determina a SUSPENSÃO IMEDIATA de possíveis concessões de vantagens pessoais e administrativa aos servidores municipais da prefeitura pelo prazo de 45 dias, até que se normalize a presente situação de calamidade.
No art. 4º, que os Secretários (as) realizem, no prazo de 30 dias, o levantamento da situação orçamentaria e financeira de sua respectiva pasta, devendo o PROCURADOR DO MUNICÍPIO adotar as medidas legais necessárias para identificar as responsabilidades CIVIS, ADMINISTRATIVA E PENAL acerca dos presentes fatos, devendo ser imediatamente notificados os órgãos de FISCALIZAÇÃO Municipal e o TCM, o MINISTÉRIO PÚBLICO e o Poder LEGISLATIVO MUNICIPAL.
A Decretação de um ESTADO DE CALAMIDADE é um assunto muito sério e necessário diante da fundamentação acima narrada para que, após o período de auditoria, possa caminhar com mais celeridade. Considerando que assuntos como pagamento de SALÁRIOS de servidores e atraso do 13º salário não pode deixar de ser priorizados, pois o povo já enfrenta DIFICULDADE financeira recebendo o salário em dias, imagine ser recebê-lo. Acreditamos que o novo PREFEITO fará uma gestão de excelência, levando em consideração que pagamento de salário é algo SAGRADO.
Espero que Mariano e o SINDTEC, tal qual Maguila, não pensem que todos os professores de Correntina-BA são otários e malandros. Por que o SINDITEC não entra com uma ação para bloquear as contas da prefeitura até pagarem os nossos salários?
https://www.mpse.mp.br/index.php/2021/01/05/mp-pede-bloqueio-das-contas-do-municipio-de-laranjeiras-para-garantir-pagamento-de-salario-de-dezembro-e-13o-dos-servidores-municipais/#:~:text=*%20O%20Minist%C3%A9rio%20P%C3%BAblico%20de%20Sergipe%20(MPSE)%2C,13%C2%BA%20sal%C3%A1rio%2C%20referentes%20ao%20ano%20de%202020.&text=*%20O%20processo%20teve%20origem%20no%20dia,em%20detrimento%20do%20pessoal%20da%20administra%C3%A7%C3%A3o%20p%C3%BAblica.
Parabéns prefeito, pela atitude corajosa de externar as maléficas do seu antecessor. Uma auditoria, mostrará todos os atos ilícitos que este incompetente praticou ao longo dos seus mandatos, assim as autoridades competentes tem a obrigação de tomar as providências punitivas e dar uma resposta satisfatória a população correntinense.
Lugar de contraventor, é na cadeia e jamais administrativo mostrando o erário público.
QUEM DIRIA! UM CARA TAO APLAUDIDO PELA POPULAÇÃO NO INÍCIO DE SEUS MANDATOS, AO SAIR, DEIXAR TODOS NESTA SITUAÇÃO! É LAMENTÁVEL! E É NECESSÁRIO, QUE O NOVO GESTOR, BASEADO EM PROVAS CONCRETAS, TOME REALMENTE, PROVIDÊNCIAS EM CARÁTER DE URGÊNCIA, AFIM DE SOLUCIONAR TODO ESTE PROBLEMA EM PRO DO FUNCIONALISMO E TAMBÉM, TIRAR O NOME DESTA PREFEITURA, DA LISTA DOS MAUS PAGADORES!
Estranho é decretar calamidade (assim que se escreve) e estourar o orçamento em um carnaval cheio de atrações que com certeza não vão sair barato. Incoerência sempre desse veículo de informações expor informações pela metade sem levar em conta todas as nuances rs.