Publicado em 07/02/2024 às 08h25
Na data de ontem, 06, terça-feira, o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia reprovou as contas do prefeito Nilson José Rodrigues (Maguila) relativo ao ano de 2020, ano da pandemia.
O TCM ainda recomenda à Câmara de Vereadores a rejeição das contas de Maguila.
As contas foram reprovadas em atenção ao art. 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal. Segundo o TCM, o valor deixado em conta era inferior ao compromisso de dívida para o ano seguinte (restos a pagar) de seu mandato. O valor negativo deixado em conta foi de 5.866.021,53 (cinco milhões e oitocentos e sessenta e seis mil mil reais).
O TCM ainda formulou uma representação ao Ministério Público Estadual, para que seja apurado a prática de ato de improbidade administrativa.
O pré-candidato a prefeito Jailto Rodrigues Ramos, Pretim de Maguila, é o secretário de Fazenda e Planejamento (tesoureiro) que está á frente da pasta nos sete anos do governo.
A prefeitura ainda extrapolou as despesas com pessoal com gasto de 61,46% da receita líquida. O valor limite é de 54%. O valor gasto foi de 142,798,929,01 (mais de cento e quarenta e dois milhões), extrapolando o valor de 17.332.903,30 (mais de dezessete milhões). Mas devido o estado de calamidade pública, por conta da covid-19, esse item deixou de ser apurado pelo tribunal de contas
A decisão do Tribunal de Contas cabe recursos.
O que será de Correntina se este cara e suas gerações continuarem no poder? Se na secretaria da fazenda perdeu o controle das contas, imagina assumir a liderança, colapso total.