Publicado em 02 de maio de 2024 de 13h17
Na última sessão do dia 30/4, seria apreciado o Título de Cidadão Correntinense, a maior honraria municipal, que seria concedido aos policiais que prestaram elevado serviço a cidade de Correntina.
Dois Vereadores apresentaram os nomes da autoridades policiais.
O Vereador Selênio de Guerrinha apresentou os nomes que foram consenso entre os parlamentares. As autoridade são o Policial Militar Jailton Soares de Jesus; o Policial Samuel Nonato Mourão; Policial Militar Sérgio Rocha Silva; Policial Militar Adriano Pessoa Almeida; Policial Militar Josmar Almeida da Silva.
O Vereador Nelson Carinha (PSD) apresentou o nome do ex-policial e primeiro sargento da PMBA Carlos Erlani Gonçalves Santos, conhecido pelos correntinense como Cabo Erlani.
Várias associações de ribeirinho ao ficarem sabendo da indicação do nome de Cabo Erlani para o recebimento do título de cidadão correntinense pressionaram os parlamentares. E antes da votação vários parlamentares esvaziaram a sessão para não ter o quórum necessário para a votação do projeto.
Para a aprovação da condecoração são necessários 2/3 dos votos dos parlamentares, o que seria necessários 9 votos. Com a saída de vários parlamentares devido a pressão das associações, a apreciação do projeto do título às autoridades não entrou em discussão e foi prorrogada.
O ex-policial Cabo Erlani serviu a cidade correntinense por vários anos, hoje, é pastor da igreja Assembléia de Deus em Correntina. E segundo as associações o ex-policial tem uma empresa de segurança que presta serviços para fazendeiros, motivo da pressão dos ribeirinhos contra a concessão da honraria ao cabo Erlani.
Tem coisa mais interessante para esses vereadores tomarem providências. Não vejo ninguém merecedor desse legado. Vejo imorais defendendo indefensáveis.