Publicado em 14/07/2022 às 07h15Foto: Divulgação

No próximo domingo, 17, será colocado em prática um projeto de intervenção no Lar e Abrigo dos Idosos Irmã Zélia Brandão, pela turma do 8º semestre do curso de pedagogia da Facite (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Bahia) da extensão de Correntina.
O intuito é a conclusão das práticas de estágio supervisionado do curso de pedagogia e todo o trabalho de pesquisa e vivência que os acadêmicos tiveram no lar e abrigo dos idosos atuando no campo da pedagogia Social.

Foto: Divulgação

O projeto será o ápice do estágio supervisionado e contará com participação e organização de 26 acadêmicos da turma, promovendo um dia cheio de atividades e oficinas práticas, que possibilite aos idosos atendidos na instituição, um sentimento de acolhimento e inclusão! Dentre as ações que serão realizadas no dia, se destacam oficinas de músicas, teatro de fantoches, contos de histórias e oficinas com massinha de modelar.

Foto: Divulgação

Todo o trabalho realizado foi norteado pela ideia de respeito e valorização da pessoa idosa, pois através dos estudos com a pedagogia social entende-se que a pessoa idosa em muitos casos passa por um processo de exclusão provocando uma vulnerabilidade, sendo que nesta etapa da vida deveriam gozar do descanso devido ao de tempo de trabalho em forma de retribuição pela contribuição prestada a sociedade em geral. Com isso se torna cada vez mais necessário entender que o idoso é importante e todos devem zelar do seu bem estar, não esquecendo que todos nós seremos idosos no futuro.

Foto: Divulgação

Para o desenvolvimento do mesmo foi necessário fazer uma identificação e caracterização da Instituição para vivenciar como acontece a rotina na instituição e entender o papel e a importância do coordenador deste espaço, para saber entender, a visão do público ali atendido e assim fazer a organização da proposta das oficinas e ações de intervenção.

Foto: Divulgação

Além dessas, teremos um momento de interação e descontração para os funcionários, salientando sua importância e valorização do seu trabalho. Proporcionaremos aos idosos, um dia de beleza, aumentando sua auto-estima.

Foto: Divulgação

Nesta pesquisa, foi levantado que uma das grandes necessidades do abrigo é justamente a carência de itens básicos e que geram muitos gastos e como ela é uma instituição de caridade e sem fins lucrativos, para se manter, conta com ajuda da sociedade e órgãos competentes com doações, por isso os acadêmicos montaram uma rede de arrecadação de doações para suprir a necessidade do abrigo . As doações e pedidos são itens de consumo diário como: fraldas descartáveis, nos tamanhos M e G, produtos de higiene pessoal e produtos de limpeza.

Foto: Divulgação

Aqueles que desejarem contribuir fazendo uma doação, seja em dinheiro ou produtos, podem entrar em contato por meio do telefone abaixo.

77 98882-2523 – Adriano Rocha Acadêmico da frente organizadora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.