Publicada em 21/11/2024 às 12h34

Foto de capa do projeto Alma do Rio

A Alma do Rio é um projeto audiovisual contemplado com o EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 01/2023 – Edital Maria da Lara. O Edital é realizado com recursos do Governo Federal repassados por meio da Lei Complementar nº 195/2022 – Lei Paulo Gustavo ao município de Correntina-BA.

Lançamento do curta metragem.

Na noite de 23 de outubro foi realizado o lançamento do curta metragem na Escola Anisia Moreira, convidados puderam mergulhar nesta obra poética e envolvente, que narra as mortes das águas no Oeste da Bahia. Uma realidade cruel, que as comunidades passaram a conviver sobretudo a partir dos anos 2000, com a chegada do agronegócio na região.
O agronegócio que se expandiu de forma avassaladora sobre o Cerrado, com recordes de desmatamento, colocando o município entre os que mais desmatam o Cerrado. Com métodos de captura de água em larga escala, como piscinões e pivôs centrais, tem levado ao desaparecimento de inúmeros riachos. No fim do filme é possível identificar inúmeros riachos já mortos.

O filme ainda denuncia a situação do Rio Correntina, com esgoto a céu aberto e muito lixo jogado pela população.

Lançamento do curta metragem.

“Ou tomemos consciência ou ficaremos sem água” relata Amanda Alves, comunicadora popular e produtora audiovisual do vídeo. Para ela “narrativas como a do filme é necessária para alertar a população sobre as questões hídricas da região, que tem uma relação direta com a defesa do Cerrado em pé, pois é nele que as águas brotam e acontece a recarga do aquífero.l”.

André Inácio, que é produtor de arte, foi proponente do projeto e relata que “ interpretar a alma de um rio, o fez refletir sobre as dores que a natureza sente toda vez que a atacamos com tanta crueldade. É preciso cuidar do pouco que ainda nos resta ou ficaremos sem nossos rios, nossa maior riqueza “.

Na noite desta terça-feira ( 19) o filme foi lançado na plataforma do YouTube, quem tiver interesse mergulhe nessa narrativa envolvente e de alerta para um tema de suma importância.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.