publicado em 13/12/2024 às 05h23

Chega ao fim a trajetória do ‘Colégio do Padre’
Por Vanilson Cardoso.
A escola e a educação desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de uma cidade, funcionando como pilares essenciais para a formação de cidadãos conscientes e participativos. Uma escola não é apenas um espaço físico, mas um ambiente onde se cultivam valores, conhecimentos e habilidades que moldam o futuro das novas gerações.
Com essa introdução é que vamos resgatar a memória e a história do famoso ‘Colégio do Padre’ baluarte da educação correntinense, que encerra no próximo dia dezoito suas atividades.

Fundado entre as décadas de 50 e 60, as bases do então Educandário São José não foram pensadas para serem uma escola, mas um seminário. O então recém-chegado Pe. André, vendo a calamidade da educação no município e os poucos recursos, recorreu ao Bispo Diocesano Dom Muniz pedindo a sede do Seminário para ser uma escola de tempo integral. Assim nasceu o Educandário São José, para formar com excelência e qualidade as crianças do município.

Desde sua fundação, o Educandário marcou profundamente a história de Correntina por sua imponência tanto física como formativa. Foi um colégio de referência regional, sendo o segundo de grande porte da região da bacia do rio corrente, ficando atrás apenas para o Educandário Santana da cidade de Santana.

Promoveu um internato, o curso de datilografia, o curso de corte e costurar (por um breve tempo) e ainda promoveu o curso de Magistério, dentre outros.
Durante muitos anos a instituição manteve o nome Educandário São José, contudo, com o avanço da língua portuguesa e as reformas ortográficas, achou-se por bem acompanhar a mudança linguística, sendo o nome Educandário considerado ultrapassado. Assim nasceu o nome Centro Educacional de Correntina, o eterno CEC.

A administração escolar durante décadas foi mantida pela Paróquia de Correntina, tendo como referência a presença marca marcante do Padre André, bem como a presença constante das Irmãs Filhas de Nossa Senhora de Fátima. Dentre as quais Ir. Zélia Brandão se destacou como diretora exímia e exigente.

Com o passar dos anos e acompanhando o processo da educação nacional que foi sendo assumida pelo Governo do Estado, o CEC passou a ser administrado pelo o Estado da Bahia, que manteve o então Ginásio e Ensino Médio no prédio, tomando as rédeas da formação.

Em 2011, se encerraram as atividades do então Ginásio de 6⁰ a 9⁰ anos. Logo em seguida, encerrou as atividades do período noturno. Encerraram-se também as atividades do período vespertino, ficando somente reservado para o Curso Técnico em Agropecuária. E o Ensino Médio manteve as atividades somente no período matutino. Mais uma vez o nome foi mudado, sendo agora Colégio Estadual de Correntina.
Recentemente, todas as estruturas do colégio foram restauradas pelo Estado. Contudo, essa reforma já era uma despedida. A população recebe com tristeza e saudosismo a notícia de que este foi o último ano de funcionamento regular da formação de estudantes no prédio do ‘Colégio do Padre’.

Com a construção do novo colégio estadual, houve a unificação das unidades do Colégio Estadual de Correntina e do Colégio Duque de Caxias em uma única unidade.
Deste modo, o grande e imponente ‘Colégio do Padre’ encerra seu ciclo na formação da população correntinense. Resta a conservação da história e do grande legado que este gigante deixou no nosso município.

Muito bom, este resgate histórico… Não se pode esquecer da grande contribuição desta instituição e do significado desse edifício, na vida de nossa gente. Parabéns!