Publicado em 12/10/2024 às 09h18

A soberania emana do povo.
Por Vanilson Cardoso.

Foto de internet.

“Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes” Constituição Brasileira de 1988.

Caros leitores, diante dos fatos relatados em nossa cidade, é preciso fazer uma reflexão sobre a soberania popular.
A nossa Constituição garante que a vontade da maioria do povo prevalece diante dos fatores políticos e sociais. O bem-estar dos munícipes deve ser garantido por aqueles que os governam por direito constituídos.

Foto de internet.

“O governo deve ser construído sobre o consentimento dos governados, pois a verdadeira autoridade vem da vontade do povo.” John Locke.
A escolha do povo é um ato de liberdade, que não pode ser repreendido ou repelido. Não se pode negar ao povo o direito de exercer sua escolha e muito menos coagir quando estes tomam suas decisões.

O filósofo iluminista Jean-Jacques Rousseau defendia que: “A soberania reside essencialmente na nação. Ninguém pode ser considerado um verdadeiro cidadão se não for um membro ativo do poder soberano.” Ou seja, cada cidadão, por espontânea liberdade, como membro regente da soberania, tem especial importância nas decisões que regem o nosso município. Estes não devem ser suprimidos por um totalitarismo partidário.

Foto de internet.

O povo é livre! E sua liberdade não pode ser reprimida. Caríssimos, tomem consciência de que ninguém pode repelir seus direitos. Não se calem diante da opressão. “A liberdade é a maior das conquistas, mas também a mais pesada das responsabilidades.” Friedrich Nietzsche.

Vanilson Cardoso – Bacharel em Filosofia e Bacharelando em Teologia.

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.