Publicada em 03/05/2022 às 20h36
“Um povo sem o conhecimento de sua história, origem e cultura é como uma árvore sem raízes.” — Marcus Garvey
Conhecer a história de nossos antepassados nos ajuda a entender melhor os desafios que enfrentaram, e muitas vezes desperta mais amor e compaixão por eles.
João Dias de Souza Grillo nasceu na comunidade de Catolés, município de Correntina/BA, aproximadamente na década de 1860 e faleceu aproximadamente em 1930, no atual povoado de Aparecida do Oeste, filho de Mamede Diaz de Souza e de Margarida de Souza Barboza, foi um agricultor e proprietário de terras às margens do rio Arrojado.
Ainda no século XIX, tomou a iniciativa de erguer a primeira ponte (feita de madeira) do atual povoado de Aparecida do Oeste, onde localizavam terras sob sua propriedade. O início deste povoado deu-se por sua influência, levando, originalmente, o nome de “Ponte de João Grillo”.
.
A partir das décadas de 1950/1960, iniciou-se uma feira semanal na localidade, que passou a ser popularmente chamada de “Feira do Grilo”. Como derivação deste nome, o povoado passou a ser chamado apenas de “Grilo”.
Em 1978, no governo do prefeito Almir Bispo dos Santos, o povoado passou a chamar-se, oficialmente, “Aparecida do Oeste”, por sugestão de Izaurino Moreira de Magalhães (Zó), bisneto de João Grillo e de Fausto José de Moura, devido a festa de Nossa Senhora Aparecida que era festejado na comunidade. Izaurino e Fausto eram grandes amigo, religiosos e devotos da padroeira da comunidade que deixaram um grande legado para a comunidade.
Devemos sempre lembrar e enaltecer pessoas que fizeram por nossa comunidades.
Parabéns Antônio Neto, oela iniciativa e por mais uma belíssima história de nossas origens.
Parabéns Antônio Neto, pela iniciativa e por mais uma belíssima história de nossas origens.
Obrigado Wanderson pelo comentário. Realmente nossa cidade tem muito história que temos que levar a conhecimento de todos.