Publicado em 04/03/2023 às 10h30
Cães e gatos vivendo nas ruas alastram o “bicho geográfico’!
A nossa cidade de Correntina está com índice alto de contaminação do Bicho Geográfico. A quantidade de cachorros e gatos soltos, vivendo nas ruas, está alastrando a contaminação. Várias pessoas têm relatado que também foram infectadas pelo parasita. Eu sou um dos que faz parte das estatísticas.
O primeiro sinal de que a pessoa está contaminada pelo bicho geográfico é um ponto vermelho na pele, no local onde a larva entrou. Também faz parte dos sintomas:
Coceira, que piora durante a noite;
Linhas vermelhas;
Inchaço;
Sensação de movimento debaixo da pele. Crianças costumam ser infectadas no bumbum, nos pés e braços.
O Bicho Geográfico é o nome popular da ou, espécies que habitam o intestino de cães e gatos contaminados. Quando as fezes desses animais atingem o solo, geralmente seco e arenoso, criam um ambiente propício à contaminação.
O tratamento para Bicho é feito com medicamentos em casos mais avançados. No entanto, alguns casos são tratados pelo próprio organismo do paciente infectado. É essencial buscar a ajuda de um profissional qualificado para indicar o melhor tratamento.
A sugestão é que adotem políticas públicas, ações para coibir a permanência de cães e gatos vivendo nas ruas/praças, bens públicos da cidade.
O poder público poderia também fazer campanha educativa acerca desse assunto.
Os criadores de cães e gatos devem ter o cuidado com seus bichos de estimação, não criando soltos, vivendo pelas ruas da cidade. Se nenhuma medida for tomada, poderá ocorrer uma epidemia do bicho geográfico e outras doenças, como: toxoplasmose, a leptospirose, a raiva e a leishmaniose são as doenças mais comuns transmitidas pelos animais aos humanos.
Texto de Denilson Neves da Silva.
Eis uma das grandes obras do (des)governo de Maguila (PC do B/PT/PSOL) em Correntina-BA. Parabéns ao prefeito Nison José Rodrigues (Maguila) e a sua Secretaria de Saúde! Se avança é com trabalho! Lugar de cachorro é com os outros cachorros na Prefeitura.