Publicado em 20/05/2025 às 08h37.

A PREFEITURA MUNICIPAL DE CORRENTINA realiza, em parceria com o governo do estado, o projeto “Condução Decente” com inscrições gratuitas de hoje, 20 a 25 de maio.
Link de inscrição: https://www.ba.gov.br/trabalho/inscricao-projeto-conducao-decente
A Prefeitura de Correntina informa que estão abertas, de 20 a 25 de maio, as inscrições para o projeto estadual Condução Decente, uma iniciativa da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) da Bahia, em parceria com municípios do estado, que oferece capacitação gratuita e incentivos para mototaxistas.

As inscrições deverão ser feitas online, através do site ba.gov.br/trabalho, por meio de formulário eletrônico ou na sede do município. O projeto é voltado para trabalhadores com CNH na categoria A há pelo menos 2 anos e com idade igual ou superior a 21 anos.

Um dos principais diferenciais é a oferta de um curso especializado com carga horária de 30 horas, sendo 25h online e 5h presenciais, com foco em segurança no trânsito, legislação e boas práticas de condução. Quem concluir o curso com 100% de aproveitamento terá direito a um Kit de Proteção Individual gratuito, contendo: ● 2 capacetes; ●1 colete reflexivo; ●1 antena corta-pipa; ● cotoveleiras; ● joelheiras; ● 1 bag.

Além de acesso a uma linha de crédito especial da Desenbahia, que financia até 90% do valor de uma motocicleta 0km, com juros de fomento abaixo dos praticados pelo mercado. Outro benefício importante é que, após a conclusão do curso, será adicionada à CNH dos participantes a autorização legal para atividade remunerada.
O projeto visa garantir mais dignidade, segurança e formalização para os mototaxistas da Bahia, e Correntina é um dos municípios contemplados na etapa atual. As inscrições abrem à 00h do dia 20 de maio e seguem até o dia 25.
Link de inscrição: https://www.ba.gov.br/trabalho/inscricao-projeto-conducao-decente

Lúcio Vérnon – Coordenação de jornalismo Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Correntina.
Excelente iniciativa, mais volto a pontuar que a prefeitura deve liberar os APPS de corrida e de entrega como:UBER, 99 e IFOOD, aplicativos que não funcionam na cidade
. Além de trazer iniciativas como os patinetes elétricos da JET, que funcionam em Salvador e Brasília.
Não podemos esquecer de cobrar a criação de um sistema de transporte público, com linhas circular e intermunicipal.