Publicado em 25/06/2025 às 13h44.

Mariano está há 6 meses sem pagar o IMUPRE e SINDTEC alerta sobre risco de falência do instituto.

Foto: Prefeito Walter Mariano.

O SINDTEC — Sindicato dos Trabalhadores da Educação Municipal de Correntina — denunciou, por meio de vídeo, que o prefeito Walter Mariano segue descumprindo suas obrigações legais com o IMUPRE, o Instituto de Previdência Municipal.

A atual gestão não apenas ignora os compromissos financeiros, como também agravou a já alarmante dívida do município, que ultrapassa os 200 milhões de reais. Nos primeiros seis meses de mandato, o prefeito não repassou sequer um centavo relativo aos parcelamentos, reparcelamentos ou à contribuição patronal — valor que a Prefeitura é obrigada, por lei, a pagar sobre cada servidor público.

A Prefeitura tem feito apenas o repasse da parte do servidor — os 14% descontados diretamente do salário —, o que representa uma prática ilegal, irresponsável e criminosa, colocando em risco o futuro de aposentados e pensionistas.

A falência do IMUPRE é praticamente certa se nada for feito. E um dos pilares dessa crise é a omissão criminosa quanto à realização de concursos públicos. Os gestores optam por manter um exército de contratados temporários, não por necessidade administrativa, mas como instrumento de controle político-eleitoral — prática conhecida como voto de cabresto.

É mais conveniente manter o povo sob ameaça de perder o emprego do que garantir estabilidade via concurso e, assim, libertar a população dessa dependência.Essa escolha política, além de imoral, é também financeiramente desastrosa: contratados não contribuem para o IMUPRE, mas sim para o INSS, alimentando o sistema federal enquanto a previdência municipal afunda.

Estamos testemunhando o colapso do IMUPRE em ritmo acelerado e, vergonhosamente, apenas o SINDTEC cumpre seu papel de fiscalização. Os demais órgãos permanecem omissos, inclusive a maioria da Câmara Municipal, setores da sociedade civil e até mesmo o Judiciário e o Ministério Público, que não adotam nenhuma medida enérgica diante desse escândalo institucional.

Foto: Evanete Teles, Presidenta do SINDTEC.

É urgente uma ação concreta. A intervenção externa se torna cada vez mais necessária e viável, diante da evidente incompetência e má-fé na gestão municipal e da omissão da direção do Instituto de Previdência em denunciar tal prática. Correntina não pode depositar esperança de futuro nas mãos de gestores que colocam em risco o sustento de quem contribuiu a vida inteira.

Abaixo vídeo completo produzido pelo SINDTEC.

Da Câmara Municipal, nada se espera além de omissão e cumplicidade com o Executivo. Demonstraram total incapacidade administrativa: desperdiçaram mais de 6 milhões de reais em uma obra que deveria ser sua sede e, ao final, entregaram o prédio de volta ao Poder Executivo. O prédio recebeu o nome de “Elefante Branco” devido à sua inutilidade e ao orçamento milionário investido. Um verdadeiro retrato do fracasso político local.

Foto: Sede do IMUPRE em Correntina.

A intervenção do Governo Federal ou Estadual é, neste momento, a última esperança de salvar a aposentadoria de centenas de servidores, que pagam seus tributos com dignidade, mas recebem em troca o descaso absoluto por parte daqueles que deveriam defendê-los.

 

6 COMENTÁRIOS

  1. O descaso dos nossos governantes com relação aos servidores púbicos e ao IMUPRE é gritante. Independentemente da coloração partidária, eles sempre deixam de honrar os compromissos com o Instituto de Previdência dos nossos servidores municipais.

  2. Os vereadores da cidade devem aprovar um projeto para que os beneficiários do IMUPRE possam fazer empréstimos com juros a baixo do mercado financeiro. Hoje este órgão tem valores de milhões de reais investidos em fundos de investimentos que rende valores ínfimos ao ano . Pega 45% deste montante e empresta aos seus beneficiários com risco zero de calote. Desconto em folha. O valores deste montante, ou seja, deste dinheiro emprestado, em 5 anos será de três vezes mais do que deixasse nestes fundos de investirmos. Precisaria apenas fazer um seguro de vida de uma única parcela de 30 reais pelo valor emprestado e pago pelo próprio cliente e em caso de morte o segura quitava a dívida do mesmo junto ao IMUPRE. Fazendo isso, a possibilidade do IMUPRE quebrar é quase zero, além dos repasses obrigatório do governo municipal, mesmo fazendo com atraso ajudaria orgão a ser mais forte e sólido.

    • Serie um remendo de uma roupa que por um tempo, alonga seu uso, dando tempo a seu dona de tomar algumas outros providências, mas não seria A SOLUÇÃO. Ajuda é util quando dela se necessita, depois não tem sentido. correto.

  3. A maior culpa é da Câmara de vereadores que não fazem o Papel deles que é fiscalizar, fica aprovando parcelamento de parcelamento de parcelamento, em troca de empregos para seus familiares sem falar que temos 6 (seis) vereadores que são funcionários Públicos, mas todos estão calados, colocaram a boca no saco! E tem que ficar calado.
    A maior culpa é da Funcionária Janeiva (DIRETORA DI IMUPRE) que está sendo conivente, causando prejuízo aos funcionários!
    Isso tem que acabar, A PRESIDENCIA TEM QUE SER ATRAVÉS DE ELEIÇÃO DE 2 EM 2 ANOS! SÓ ASSIM ACABARIA COM ESSE DESCASO.

  4. O HOMEM COLHE O QUE PLANTA.

    Não está certo não pagar a dívida que aumenta, mas que se análise os trâmites da lei e as razões da dívida chegar a cifra milionária de 200 milhões?

    Foi nos últimos 6 meses deste mandato?
    Sim ou não?

    Todo sindicato é canhoto e deve obediência às instruções da esquerda, que o criou, fato!

    O que fez o iMUPRE em 16 anos? Gritou e bateu no peito “nois é 65” calou-se vendo a dívida agigantar-se ? Que ações foram essas, tão inúteis, foi só pra dar esperança ao associado e mostrar que estavam fazendo alguma coisa que na verdade era nada! Não impediu que essa desgraça se abatesse sobre seus associados.
    Não se limpa fácil a merda que secou entre as nadegas!

    Não está correto deixar a dívida aumentando mas se estivesse sendo pago esses 6 meses, o IMUPRE e vcs estariam calados ?

    Era pra vcs estarem derrubando o teto do céu, cavando um buraco até o inferno e ateado fogo no Judá gestor que deu o tombo em vcs, como o golpe do INSS vcs são vítimas culpadas e nao dizem nada quanto ao prefeito que por 3 mandatos seguidos + 1 engordou sua poupança dando o calote nao só no IMAPRE que nada fez de concreto, consistente… deixou os associados como bocós esperando a utopia do amanhecer…

    Orem muito pra reverter a cousa, vcs perderam 200 milhões e os coitadinhas aposentados, 90 Bi !!! Alguém foi preso?

    Só Deus pra fazer o impossível aconteçer, num país em que sua suprema corte é aliada do crime organizado vcs esperam o quê? Lá estão 9 membro da quadrilha do 9 dedos e a esquerda abusa da iniquidade. Nadam no mar da corrupção que inunda este país.

    Estamos todos nesse atoleiro de merda em razão da corte “descodenar” um ladrao e a corte eleitoral eleger presidente; ou vc acha que foi vc que o elegeu?

    Neste país o crime compensa e os tolos urram fazendo o L … eu vi milhares nas ruas, em quatro eleições, fazendo um carnaval e gritando, buzinando carros e motos, bandeiras, até brigarem com os contrários, dizendo: “nois é 65” Então reclamando agora de que? De quem mesmo? Mariano há 6 meses de mandato?!

    Em 2026 os sindicatos mais uma vez sairão às ruas com bandeiras vermelhas, no mesmo carnaval de todos os pleitos, esquecendo de tudo que aconteceu, ficou no passado e Lula é o homem perfeito, o estadista, o pai dos pobres e analfabetos, pra o 5o mandato desta desgraça chamada PT que destroem as instituições honradas, como era nisso STF e TSE, hoje desmoralizados diante da opinião pública, o que a eles pouco importa. Quando o homem perde o brilho da sua honra e’ assim que se comportam.

    Para quem elegeu 4 vezes uma ignóbil criatura, que nada fez se não si e pelos seus; tornou-se um mega proprietário de bens terceirizados e só agora o IMUPRE faz público o rombo milionário, se enquadram no dito popular: – fecharam a porta depois de roubados.

    Desculpe, mas quem não sabe plantar, por vezes planta erva danosa achando que vao se dar bem e já se envenenam na hora da colheita.

    Que Deus tenha misericórdia de nós eleitores brasileiros, vítimas de nossa ignorância e de um governo totalmente comporto de ladroes, absolvidos, quando denunciados a uma uma corte de igual índole.

  5. A CÂMARA DE VEREADORES TEM TOTAL RESPONSSABILIDADE SOBRE ESSE DEBITO, SÃO ELES QUE APROVAM ESSE REPARCELAMENTO! UMA VERGONHA ISSO , SIMPLISMENTE PARA CONSEGUIR COM OS GESTORES CARGOS PARA SEUS FAMLIARES.
    TODOS OS EX-GESTORES SÃO RESPONSAVEIS POR ESSE ROMBO ASTRONOMICOS, E OS E OS EX-DIRETORES E O ATUAL DO IMUPRE SÃO RESPONSAVÉIS PELA SUAS NEGLIGÊNCIA.
    O BAMBU TEM QUE GEMER NO LOMBO DE TODOS DOAR A QUEM DOER!
    QUE A ATUAL GESTÃO DENUNCIE O ROMBO DEIXADO E QUE ELE PAGUE SEU DEBITO UM ERRO NÃO JUSTIFICA O OUTRO!!! DEIXA DE MIMI MII, A PREFEITURA TEM DINHEIRO, OS GESTORES SÓ SABEM FAZER LICITAÇÕES MILIONARIAS PARA SEUS INTERESSES.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.