Publicada em 05/02/2022 às 07h06
Alessandro Granda -DRT 5014
Ministro João Roma acusa ACM Neto de tentativa de “rasteira” na disputa ao governo da Bahia
Outra alternativa ventilada nos bastidores é Roma seguir no pleito eleitoral pelo PL de Bolsonaro.
E o embate político envolvendo o pré-candidato ao governo da Bahia, ACM Neto (Democratas/União Brasil) e o Ministro da Cidadania, João Roma acaba de ganhar um novo capítulo. Desta feita, o ex-chefe de gabinete do prefeito de Salvador procurou correligionários de seu partido, o Republicanos, para se queixar do que chamou de uma tentativa de “rasteira” do presidente do DEM, ACM Neto, nas eleições 2022.
Na oportunidade, João Roma revelou a pessoas próximas que seu adversário na sucessão estadual tenta de todas as formas enfraquecer uma iminente candidatura do Ministro da Cidadania para ocupar a cobiçada cadeira do Palácio de Ondina, na capital baiana.
Segundo Roma, braço social do governo do presidente Bolsonaro, o representante do DEM a sucessão estadual, procurou o alto escalão do Republicanos para propor um acordo: a legenda renunciaria a possível candidatura do Ministro da Cidadania Roma ao governo da Bahia e, em troca, ganharia a vaga de vice ou ao Senado na chapa do ex-prefeito.
Aliados do ex-prefeito de Salvador confirmaram essa investida do DEM em conversas com a cúpula do partido Republicanos. A estimativa é que uma possível candidatura de Roma enfraqueceria as chances de ACM Neto de superar o PT nas urnas, que lidera as pesquisas de intenção de voto ao governo do estado da Bahia.
Em conversas com interlocutores, Roma revelou que tem receito que as lideranças do Republicanos aceite firmar acordo com ACM Neto e o deixe fora da disputa. Caso se confirme essa “puxada de tapete”, o ministro já admite permanecer no partido e seguir na disputa para reeleição na Câmara de Deputados.
Outra alternativa ventilada nos bastidores é seguir no pleito eleitoral pelo PL de Bolsonaro. Essa possibilidade esbarra na resistência de algumas lideranças do partido no estado, que preferem uma aliança com ACM Neto.
De aliados políticos de longa data, ACM Neto e João Roma estão distantes de uma aliança para fazer frente as pretensões do partido do ex-presidente Lula. Os dois entraram em litígio desde que João Roma aceitou o convite de fazer parte do ministério do governo do Presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), em 2021.