NOTA DE REPÚDIO

Colunista Profª ISIDORA.

O SINDTEC manifesta seu repúdio aos ataques deploráveis direcionados às professoras e aos professores da Rede Pública Municipal de Correntina_BA, promovidos através das redes sociais pelo Secretário de Agricultura do Município de Correntina-BA. Os discursos de politicagem e acusações diversas, incluindo afirmações falsas de que os docentes não estão prestando um trabalho de qualidade discorrem no texto publicado nos grupos de whatsapp pelo referido secretário.

Há algum tempo os professores de Correntina vêm sendo vítimas de recorrentes ataques e atitudes desrespeitosas promovidas pela gestão, como se não fosse suficiente, um dos secretários que compõe o corpo desse governo resolveu atacar, zombar, tripudiar, ofender os professores e professoras. Vale ressaltar que esses ataques desqualificam não os professores, mas demonstram o nível da composição deste desgoverno municipal e ainda revelam a postura contraditória dos membros do Partido que representam. Vale ressaltar que o governo municipal representa a legenda partidária do Partido Comunista do Brasil, o PCdoB, o qual possui um histórico de luta em defesa da classe trabalhadora, postura que não é assumida pela atual gestão e seus membros.

Os professores e professoras de Correntina têm dado o melhor de si, mesmo desvalorizados e recebendo apenas 51,81% dos seus salários. Se há sujeitos responsáveis pela “péssima” qualidade da educação a que este senhor se refere não são os professores e professoras, mas sim, o próprio governo, que além de contar com uma Secretária de Educação alheia à pasta, massacra e humilha esses profissionais.

Como se não bastassem todos os ataques vis e irresponsáveis, além de golpear o salário que é um direito constitucional desses profissionais, a gestão ataca as crianças, negligenciando a elas o direito à alimentação escolar de qualidade, quantidade suficiente e constância, direito considerado de primeira ordem para que o(a) estudante possa desenvolver adequadamente os estudos dentro dos parâmetros indicados pelas áreas da saúde, ciência e conhecimento; talvez este seja um dos principais motivos da falta de aprendizagem e, consequentemente, do IDEB baixo, conforme afirmado pelo secretário.

Em tempos de ameaças constantes às escolas (seus profissionais e estudantes), causa imensa preocupação que um agente público faça coro com estes ideais, estimulando o desrespeito, a desvalorização e, consequentemente, a compreensão de que a Educação é um campo para ataques de toda ordem. Nunca é demais colocar em destaque que ameaças à educação significam atentados contra a sociedade.

A direção do SINDTEC repudia veementemente tais atitudes, ao tempo em que recomenda retratações públicas por parte do Secretário de Agricultura, uma vez que é inaceitável esse tipo de postura, sobretudo vindo de uma autoridade pública que, diante da posição que ora ocupa, deve combater todas as práticas de natureza reacionária, negacionista e persecutória.

SINDTEC,
Correntina-BA, 17 de maio de 2023.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.