O governador Ronaldo Caiado (UB) comemorou nesta quarta-feira, 14, o primeiro lugar de Goiás no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O dado é do Ministério da Educação (MEC), do Governo Federal. Durante o evento, ele estava com uma medalha dourada no peito.
Importante indicador desenvolvido pelo Governo Federal para medir o rendimento da educação pública, o Ideb é calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação.
Goiás avançou de 4,7, em 2021, para 4,8 no índice de 2023. Mais abaixo está Pernambuco, com 4,5. Piauí marca 4,3 na nova edição. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Aqui não é Goiás, os números lá não tem relevância aqui. O oeste da Bahia não tem o sotaque e nem a cultura caipira, pois aqui não foi povoado pelos bandeirantes como em Goiás. Caiado faz uma maquiagem nos números para depois colocar nas propagandas do governo. E aqui a evasão escolar derruba os números do ideb, além da falta de oportunidade faz os alunos ficarem desmotivados