Publicado em 14/04/2025 às 08h56.

Foto: Ilustrativa.

Arapuca é uma armadilha muito usada no Nordeste para capturar passarinhos por adolescentes e, até mesmo, em anos passados, como meio de sobrevivência. Hoje, usamos o termo “cair numa arapuca” para nos referirmos a uma situação aparentemente fácil, mas que, na verdade, é uma armadilha.

Foto: Ilustrativa.

Esse termo era muito usado, frequentemente, nas relações afetivas, quando uma das partes dava “corda” para que a outra se envolvesse de cabeça, com muita confiança amorosa e até financeira. Recentemente, tenho visto esse termo sendo muito utilizado na política, por eleitores interesseiros que buscavam alguma vantagem financeira e acreditavam nas promessas de que “aquele seria diferente dos demais”. Que, abaixo do prefeito, ele seria “o escolhido”.

Foto: Ilustrativa.

Aí entra o mesmo mecanismo que faz o passarinho cair numa arapuca: ele deixa de buscar comida por meios naturais e vai comer o que está aparentemente fácil. O mesmo ocorreu com muitos funcionários públicos que deixaram de exercer suas funções corretamente para buscar caminhos fáceis por meio da política. Alguns tiveram sucesso, mas outros caíram na arapuca da ambição.

Foto: Divulgação.

O que acontece quando alguém cai numa arapuca política? Geralmente, foi atrás de alguma facilidade. Como diz o ditado, “da mão pra boca”, trocando o que acredita por vantagem momentânea. Só que quem armou a arapuca fica numa situação confortável, pois aquele que caiu na armadilha sente vergonha de admitir qual foi a “isca” que o levou a cair.

Texto de Fred Bar.

4 COMENTÁRIOS

  1. Aqui em Correntina haja arapuca para tanta gente. Minha prima namora com um PM.
    Sou amiga do vereador
    O prefeito me conhece.
    O secretário da prefeitura é primo do meu marido
    Com estes dizeres a arapuca é formada.
    Confia? Rsrsrs.

  2. Só a Ilustração e o título são dignos de parabenizar o autor do texto. Maravilhoso, é a pura expressão da verdade.
    Vou relê e tresle para dar um veredicto final, mas já adianto minha opinião.

  3. Nos idos de 1974 o saudoso Raul Seixas fez uma canção com o título AS AVENTURAS DE RAUL SEIXAS NA CIDADE DE THOR, onde tem uma passagem que diz:

    “A arapuca está armada
    E não adianta de fora protestar
    Quando se quer entrar
    Num buraco de rato
    De rato você tem que transar”

    Ainda bem que acabaram com os “ALÇAPÕES” das políticas de um passado recente, mas vamos unir forças para também acabar com eventuais ARAPUCAS, se é que existem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.