Publicado em 15/1/2025, às 8h55.

Respeito à tradição.
Por Fred Bar.

O Reisado de Correntina, de uns tempos para cá, vem passando por um desrespeito por parte de algumas pessoas. Trata-se de uma tradição que geralmente era realizada pelos moradores da zona rural, e cada Reisado levava o nome de sua comunidade.


Alguns políticos, vendo nisso uma oportunidade de criar laços com essas comunidades, não perdem a chance de tirar o brilho e desrespeitar uma tradição que atravessa gerações. Pegando carona nisso, vêm outras pessoas com pouco senso, entrando nas apresentações dos reizeiros, atrapalhando e tirando o brilho da apresentação.
Sempre houve uma pessoa ou outra que entrava na roda do Reisado, mas de forma equilibrada. O que não está faltando agora são pessoas em estado de embriaguez, geralmente usufruindo das bebidas ofertadas para os foliões. O que antes era tradição — oferecer um vinho de jenipapo para receber os reizeiros — vem sendo substituído por outras bebidas, o que tem atraído muitos interessados apenas pela oferta de bebida.
Vendo que as regiões vêm lutando para manter essa tradição viva, exemplo disso foi a criação do Reisado do Barreiro Vermelho. Vi também duas crianças no Reisado do Salto, trazendo esperança de levar essa tradição para as próximas gerações. Precisamos apreciar suas apresentações com respeito e buscar meios para ajudar a elevar e manter uma tradição tão bonita.
Quero aqui deixar minha grande admiração por essa cultura, nascida da fé de gerações e da vivência de pessoas simples, trazendo alegria para nossos lares.






TRADIÇÃO QUE NÃO PODEM DEIXAR DESAPARECER! E ESSAS PESSOAS QUE CHAMAMOS DE “PENETRAS” SÓ TIRAM O BRILHO DAS APRESENTAÇÕES. JÁ BASTA O QUE ACONTECE COM O CARNAVAL COM PARTICIPAÇÃO DE SERTANEJOS TIRANDO TODO O BRILHO CARNAVALESCO!
AS FOLIAS DE REIS PODEM E DEVEM SER RESPEITADAS
Concordo plenamente com o autor do texto, Fred Bar, quando ele denuncia o desrespeito à tradição do Reisado de Correntina por parte de políticos aproveitadores e outras pessoas que buscam tirar dividendos políticos ou pessoais dessa manifestação cultural.
É lamentável ver como uma tradição tão rica e importante para a comunidade está sendo desrespeitada e explorada por pessoas que não têm o mínimo respeito pela cultura e pela história do povo. O Reisado é uma expressão da fé e da alegria do povo, e não um palco para políticos buscarem votos ou para pessoas se embriagarem e atrapalharem as apresentações.
É importante lembrar que a tradição é um patrimônio cultural que deve ser preservado e respeitado, e não um meio para se alcançar objetivos pessoais ou políticos. A admiração e o respeito do autor pela cultura e pela tradição do Reisado são um exemplo a ser seguido por todos.
Além disso, é inspirador ver que há pessoas, como as crianças mencionadas no texto, que estão se interessando pela tradição e querem levá-la adiante. Isso mostra que ainda há esperança para a preservação dessa rica herança cultural.
Vamos todos fazer o nosso papel e respeitar a tradição do Reisado de Correntina, apoiando e valorizando as pessoas que trabalham para manter essa cultura viva.