Publicado em 26/06/2023 às 09h45
Mulheres detêm 18,6% das empresas abertas em 2023 em Correntina
Nesses tempos em que se analisa a concorrência entre homens e mulheres nos ambientes empresarial e corporativo, a Coluna Fatos e Negócios fez uma análise nesse aspecto, levando em conta as informações que nos foram fornecidas pelo Departamento de Fiscalização Tributária (DFT) do nosso município (veja matéria postada no dia 22.06), relativas às empresas cadastradas (abertas) no município de janeiro a maio deste ano.
Os dados mostram que, dos 114 registros, a maioria é de empresas cujo titular – ou titulares – é do sexo masculino, 54, enquanto outras 21 são de titular – ou titulares – do sexo feminino. O que corresponde a 47,3% de empresas de homens e 18,6% de empresas de mulheres.
Outros 39 registros, que correspondem a 34,2%, são de empresas cujo proprietário, sócio ou sócios não são identificados, quanto ao gênero.
Esse percentual de 18,6% é bem abaixo da média em todo o país, que, de acordo com o portal jacalculei.com.br, é de 34,34%, verificando em levantamento feito no 2º semestre de 2019. O último efetuado.
O levantamento da Coluna mostra ainda que as mulheres são donas de empresas que atuam em quase todos os setores da economia local do comércio varejista e dos serviços. Havendo sua ausência, por exemplo, no segmento de instalação e manutenção de máquinas e equipamentos.