Publicado em 27/10/2025, às 10h15.

*Teoney Guerra é Jornalista Provisionado e Corretor de Imóveis.

São Lázaro: um bairro em pleno desenvolvimento.
Teoney Araújo Guerra*

A expansão do comércio e do setor de serviços para os bairros é uma tendência hoje em dia, especialmente nas cidades de médio porte, mais ainda não chegou aCorrentina, onde essas atividades econômicas, em especial, os serviços, ainda estão concentradas em ruas da região central.    

Foto divulgação.

Uma exceção é o São Lázaro, um bairro pequeno – em extensão – que já adquire uma espécie de “vida própria”, dispondo de um comércio e empresas de serviços que facilitam a vida dos seus moradores. Mais do que isso. O São Lázaro é hoje um bairro em pleno desenvolvimento, que oferece às famílias que nele residem, muito do que elas precisam no seu dia a dia: frutas, verduras e legumes; a carne e o frango; itens de mercearia, carvão e bebidas para o churrasco do fim-de-semana; consulta médica ou um medicamento; um conserto no aparelho de ar condicionado; material elétrico; uma roupa nova, enfim… Muita coisa está ali perto do morador.

Foto divulgação.

Há pouco mais de um mês, foi inaugurada no bairro mais uma loja de móveis, pequena, mas moderna, que pouco fica a dever às melhores lojas existentes nas ruas mais movimentadas da cidade. Estabelecimento que se soma a uma butique também moderna recém-instalada, um Sacolão que é o melhor da cidade, vários mercadinhos, lanchonete, loja de material de construção, duas distribuidoras de bebidas, farmácia, entre outros estabelecimentos de diversos ramos do comércio.

Foto divulgação.

  Mas não é apenas isso. O São Lázaro tem também empresas de serviços: uma clínica médica e outra odontológica particulares, um escritório de advocacia, uma academia de musculação feminina, uma funerária, salões de cabeleireiros e de beleza (feminino), chaveiro, oficina mecânica, revenda de autopeças, oficina de assistência técnica para ar condicionado, geladeira e outros equipamentos domésticos, entre outros serviços.

  O bairro que extrema com o centro da cidade, tem, nas ruas a ele limítrofes – especialmente na praça Felipe Santos e na rua Pedro Guerra -, uma agência bancária (do BNB), um posto de serviço do Bradesco, uma panificadora, loja de celulares e equipamentos eletrônicos, loja de joias e bijuterias, além de estabelecimentos de diversos outros segmentos.

Foto divulgação.

 Em conversas com comerciantes locais, nos foi informado que o movimento nos estabelecimentos comerciais é “bastante satisfatório”, com disse um deles. Movimento que tem como motivo, ser o São Lázaro o centro de compras também dos moradores do Bairro do Ouro, do Deocleciano Silva, entre outras comunidades circunvizinhas bem mais populosas. Há também no bairro, um fluxo de veículos bem acima do que ocorre em outros bairros, por ser o São Lázaro, uma via de acesso alternativo para a Estação Rodoviária e a BR 349.   

Foto divulgação.

  Originado como uma espécie de “patinho feio” da cidade, lá pelo final dos anos 1960 e o início dos anos 1970, com a ocupação rarefeita no entorno da Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro construída por devoção e esforços de Rodesina da Silva Guerra, a dona Sinha, esposa de Pedro Guerra -, com casas de baixo padrão construtivo onde residiam famílias da baixa renda, o casario se adensou, formando o bairro residencial, onde alguns moradores abriram açougues, botecos e pequenas “vendas”, visando obter algum dinheiro para a sobrevivência das suas famílias. Pequenos negócios que prosperaram, atraindo para o local, estabelecimentos maiores, uma escola, a Estação Rodoviária, uma unidade da Loja Maçônica, assim, se tornando o bairro em desenvolvimento que é hoje. Período em que passou por uma verdadeira transformação; ou melhor, por um milagre, como os que são atribuídos ao santo que lhe dá o nome.

Foto divulgação.

Hoje, o São Lázaro dispõe de casas com um padrão construtivo melhor, uma população com maior poder aquisitivo, e um potencial para continuar a se desenvolver mais ainda.

*Teoney Araújo Guerra é Jornalista provisionado, Corretor de Imóveis e colaborador de Jornal de Correntina.

2 COMENTÁRIOS

  1. VENHO PARABENIZAR PELA AMPLA REPORTAGEM ELEVANDO O BAIRRO. ME LEMBRO DA CONSTRUÇÃO DA CAPELA DE SÃO LÁZARO, POR TIA SINHA! FOI UMA LUTA QUE VALEU A PENA. HOJE, COM ESTE PROGRESSO…

  2. O Bairro São José, também tem grande potencial, lá já tem lojas de material de construção, mercadinho, mecânico e etc…
    vale lembrar, que muito se fala na conclusão da pavimentação da BR 135, tem também que cobrar outro perímetro urbano aqui na cidade, pois é muito perigoso o tráfego de caminhões grandes e pesados passando pelas ladeiras do Bairro São José, onde as calçadas e casas são muito próximas da pista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.