Publicada em 12/01/2023 às 07h35
Lapinha, Reisado e Terno – Correntina uma diversidade de cultura
LAPINHA – A Casa de Cultura, Iozinho Costa, apresentou no período de 20 de dezembro a 06 de janeiro, a sociedade correntinense e turistas uma grande bela lapinha! Registraram no livro de presenças da Casa de Cultura, do dia 20 (vinte) de dezembro até o dia 06 (seis) de janeiro, mais de 600 visitantes. A Lapinha montada na casa de Cultura foi uma doação dos familiares da saudosa Lia de Zé de Dedinho.Na Praça Mon Senhor André, como é costume da prefeitura, também foi montado o presépio dos festejos natalino e de Santo Reis.
REISADO – A Folia de reis, também chamada de Reisado ou Festa de Santos Reis, é uma festa muito popular e tradicional em Correntina. Acredita-se que tem mais de 10 grupo de giro de reis e a sua maioria nas comunidades rurais. Ontem, 12, ocorreu o encontro do Reisado na Feira da Agricultura Familiar.
TERNO de Reis – Fé, união e tradição cultural. O giro de Terno cresce a cada ano na cidade. É uma das festividades mais tradicionais da fé cristã. A data católica resgata a história percorrida pelos Três Reis Magos, que de acordo com os costumes, atravessaram todo o Oriente à procura do menino Jesus para presenteá-lo com ouro, mirra e incensos. As irmãs Aldeir e Ilderice têm uma importância significativa na promoção e divulgação dessa cultura na cidade de Correntina.