Publicada em 11/07/2022 às 15h18
O escritor conterrâneo Hélverton Baiano (Valnir de Vecinho e Tia Zena) lança dia 22 de julho, a partir das 18 horas, no Espaço Casa de Louro, o romance Expedição Abissal. A população correntinense está sendo convidada pelo autor para participar deste que é um evento importante para a cultura regional. Mesmo sendo uma peça ficcional, o livro tem uma base real na expedição de professores e pesquisadores ao complexo de grutas de Terra Ronca, região Nordeste de Goiás, onde eles se perdem e percorrem, durante 46 dias, cerca de 100 quilômetros debaixo da terra, até chegarem na Gruta da Barrinha, em Correntina, o espaço da salvação. O lançamento contará com uma canja dos músicos locais Vavá Cunha, Iremar Barbosa e Hermano Barbosa.
O romance conta essa trajetória, com seus percalços e suas nuances, numa linguagem única e bem regionalizada. O texto da contracapa do livro explicita bem o conteúdo: Romance com linguagem inovadora e regional. Conta a aventura de professores e pesquisadores a um complexo de grutas, no início da década de 1970, no interior do Estado de Goiás (Brasil), com a finalidade de pesquisar sobre minerais radioativos e outros. Viaja na saga desses pesquisadores que se perderam nessa empreitada, na relação entre eles e as descobertas que fazem e como concluíram uma trajetória de um mês e meio perdidos embaixo do mundo. A história recebe o toque ficcional do autor, que visitou o complexo de grutas na Serra Geral e imaginou a situação que lhe foi contada por um desses professores. É ambientado no cerrado, vegetação predominante dessa área, e se molda a uma realidade fantasiosa ou fantástica criada pelo autor.
Clássico de nascença
O professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e presidente da União Brasileira de Escritores Seção de Goiás (UBE-GO), Ademir Luiz da Silva, em texto escrito para compor a orelha do livro, diz que o romance Expedição Abissal é um “clássico de nascença”, especialmente pela construção da linguagem. “Muito sofisticada, mas ainda assim legível para o leitor circunstancial. Possui muita musicalidade, sobretudo no recurso de repetir palavras. O livro em si é muito bom, realmente excelente, o autor deu brilho para a “história”, afirma.
Para ele, ao se colocar como personagem testemunha, o autor aprimorou o que já era interessante. “O narrador é quase um fantasma que segue o grupo. É uma narração em 1ª pessoa que ressoa muitas vezes como 3ª. O autor esmera a linguagem, como uma construção que permeia sua obra desde o início da década de 1980, quando ganhou o primeiro concurso de contos no estado de Goiás. A escrita deste romance tem também uma forte sonoridade poética, que dá um belo colorido à história”, assinala Ademir.
Hélverton Baiano nasceu em Correntina (BA), em 1960, e vive em Goiânia (GO). Tem 12 livros publicados, de poesia e prosa, e diversos prêmios regionais e nacionais, entre os quais a Bolsa de Publicações Hugo de Carvalho Ramos de 2013 (prosa, com o livro intitulado ‘Bramuras’) e 2015 (poesia, com ‘Encanto Perverso’). Estes dois livros devem ser publicados ainda este ano.
Serviço:
Lançamento do romance Expedição Abissal
Autor: Hélverton Baiano
Local: Espaço Casa de Louro – Praça Valderina Coimbra Costa (Dona Vivi), nº 158. Correntina – BA. Parede meia com a casa de Miguel de Seo Né.
Data e hora: 22 de julho de 2022, a partir das 18 horas.
Vindo desse nosso amigo conterrâneo, só pode ser uma obra prima… com certeza, ele estará inaugurando, com muito sucesso, mais uma de suas versões na Literatura Brasileira. Eu já estou ansioso para ler esse Romance, recheado de criatividade, excelente vocabulário folclórico, humor e muita qualidade! Parabéns, caro Tita! Suas obras são perfeitas.
O escritor é poeta Hélverton Valnir apresenta uma criatividade extremamente rica em suas obras literárias no sentido de informar, divertir, aguçar a imaginação dos leitores.