Publicada em 12/07/2023 às 22h45

Por Teoney Guerra    Coluna Fatos & Negócios.

Primeiro dia da Festa da Agricultura Familiar de Correntina

A comercialização de produtos da agricultura familiar, a comemoração dos 6 anos da feirinha – a feira dos pequenos produtores -, a distribuição de mudas de plantas frutíferas e nativas, exposição de produtos agropecuários e equipamentos agrícolas, de animais de médio e grande portes, comércio de bebidas e comidas, e shows musicais marcaram o primeiro dia da Festa da Agricultura Familiar, evento anual que é realizado há seis anos em Correntina.

O evento tem por objetivo fortalecer esse importante setor da economia municipal, que gera emprego e renda para milhares de famílias no município.

A festa que tem duração três dias (além desta quarta-feira, quinta e sexta-feira), teve hoje, data da abertura, um movimento que agradou quem foi se divertir ou conhecer o que se produz no campo, nas pequenas e médias propriedades rurais do município; quem foi comercializar ou divulgar seus produto e serviços, da agricultura familiar, ou comidas e bebidas, nas dezenas barracas que funcionaram como bares, lanchonetes e petiscarias.

Foto: Divulgação

FEIRINHA – A denominada “feirinha”, que é realizada todas as quartas-feiras com a comercialização de produtos da agricultura familiar, nesses três dias foi ampliada, ofertando uma quantidade e diversidade ainda maior de verduras e frutas, legumes, temperos, biscoitos, bolos, doces, subprodutos da mandioca e do milho, ovos e frangos e galinhas caipiras, entre dezenas de produtos e alimentos típicos.

Foto: Divulgação

EXPOSITORES – Porém, o evento não é apenas da agricultura familiar. Outros setores econômicos de pequenos e médios portes têm espaço garantido. Criadores de bois e cavalos, cabras, bodes e porcos têm um estande com divisões em currais e neles expõem animais de raça. Empresas da piscicultura também estão demonstrando o que o nosso município produz. Dois tanques estão expondo pirarucus e outros peixes com até 40 quilos de peso. E o frigorífico Pescados Rio do Meio, empresa que industrializa o pescado no nosso município, também expõe na festa.

Foto: Divulgação

Um viveiro público – municipal – e outro particular, da J& H, empresa que comercializa sementes para o agronegócio e para pequenos e médios agricultores têm também estandes na festa, onde distribuem gratuitamente mudas de plantas frutíferas e nativas. O Viveiro Municipal dispõe de um estoque de 600 mudas para distribuir nos três dias, enquanto a J&H dispõe de 3.000 mudas, também para distribuição.

Foto: Divulgação

Empresas de diversos setores estão também com estandes no evento, onde oferecem degustação de seus produtos. Uma delas é a Sobesa Indústria Alimentícia Santanense – da cidade de Santana -, que produz cafés comum e especiais, esses, exportados para os Estados Unidos. Da mesma forma a cervejaria Vale do Corrente, de Santa Maria da Vitória, que fabrica cervejas artesanais, está também oferecendo degustação dos seus produtos. O Laticínio Municipal, que será inaugurado na sexta-feira e já está com a linha de produção funcionado, oferece no evento, degustação do leite, dos iogurtes e queijos que fabrica.

Empresas do comércio local e uma grande marca de tratores e equipamentos agrícolas também estão expondo seus produtos.

Foto: Divulgação

BANCOS – Agentes financeiros estão disponibilizando recursos. As agências locais do Banco do Brasil (BB), do Banco do Nordeste (BNB) e da Caixa Econômica Federal (CEF), além da cooperativa de crédito Sicoob que está em fase de instalação na nossa cidade, estão na festa, disponibilizando linhas de crédito para o custeio, financiamentos e benfeitorias. Ofertam também linhas de crédito especiais para a agricultura familiar.

Foto: Divulgação

A partir das 20:00 horas – matéria fechada às 19:00 h -, se apresentará a Quadrilha Gonzagão, depois terão início os shows musicais, com programação, cujas atrações são o cantor Mano Valter, depois o Trio Forronejo e encerrando a noite, o cantor Vanildo dos Teclados.

Foto: Divulgação

A Festa da Agricultura Familiar é promovida pela Prefeitura Municipal, com o apoio do Governo do Estado da Bahia e a participação da Central das Associações da Agricultura Familiar (CAAF).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.