Publicado em 14/03/2025 às 06h29.

Foto de Hélverton Baiano.

Filho de Correntina, Hélverton Baiano, é eleito para a Academia Goiana de Letras.

O nosso conterrâneo poeta e prosador Hélverton Baiano foi eleito, na tarde da quinta-feira (13\03), para a Academia Goiana de Letras (AGL), contando com a unanimidade dos literatos votantes. Hélverton, que é filho de seu Vecinho e Dona Zenilda (tia Zena), obteve todos os 26 votos dos intelectuais que compareceram.

Foto da sede da AGL.

É o primeiro filho de Correntina a obter esse feito, elevando o nome da cidade no mundo da literatura brasileira. É motivo para deixar nossa cidade orgulhosa, porque é um espaço de destaque que ele está ocupando na literatura.

Foto da Galeria da AGL.

Hélverton Baiano, seu nome literário, nasceu Hélverton Valnir Neves da Silva em março de 1960, na rua Coronel Flores, 27, Centro de Correntina, estudou no Educandário São José e depois no Ginásio Comercial de Correntina. Assim que concluiu o ginásio, em 1975, mudou-se para Goiânia, onde se formou jornalismo e iniciou sua carreira literária.

Foto da AGL.

Ele tem hoje 15 livros publicados e este ano devem sair, por editoras de Goiânia, mais dois livros, um deles de contos, intitulado Bramuras (que tem Correntina como motivo), que foi ganhador da Bolsa de Publicação Hugo de Carvalho Ramos, o maior certame literário de Goiás e o mais antigo do Brasil sem interrupção.

Foto de Hélverton Baiano.

Hélverton diz que tem orgulho de sua origem correntinense, pois é nela que busca a motivação e os temas de sua prosa e também de sua poesia. “Por onde eu for, vou levar o nome de Correntina, porque é a cidade formadora do meu caráter e com quem mantenho uma interação literária muito grande. Meus personagens, em sua maioria, são correntinenses, alimentando minha insaciável vontade criativa ficcional”, afirma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.