Publicado em 17/12/2025, às 6h14.
IMUPRE de Correntina registra o maior rombo de sua história.

O IMUPRE de Correntina acumula o maior rombo de sua história. Especialistas estimam que o déficit neste ano supera R$ 30 milhões (trinta milhões de reais).
Segundo fontes, as contribuições patronais e os reparcelamentos, preparcelamentos não foram pagos em 2025, o que fez a dívida disparar. A Prefeitura tem repassado à previdência ( IMUPRE) o pagamento das contribuições dos segurados, valores descontados dos funcionários, embora em alguns meses haja atrasos, já a parte patronal não há nenhum registro de pagamento.

O atual gestor, Walter Mariano, prometeu resolver o problema do IMUPRE durante a campanha, apresentando ideias inovadoras, como repassar imóveis do Executivo ao instituto como forma de quitar a dívida. Essa dívida, identificada em auditoria após sua eleição, foi avaliada em R$ 185 milhões.

Mas o sonho virou pesadelo. O atual gestor está gerando o maior débito da história do IMUPRE.
O colapso do instituto parece iminente, e as autoridades assistem de camarote. O Legislativo não age, e nunca agiu, dificilmente agirá; o povo tem dificuldade de se organizar; o sindicato dos profissionais da educação obteve ação judicial com multas altas ao gestor, mas seu judiciário não cobra o cumprimento; o Ministério Público é excessivamente lento. Toda essa fragilidade na fiscalização facilita a negligência do Poder Executivo, que paga ao bel-prazer.

O modus operandi é o mesmo de cada gestor: não paga por uns meses, depois encaminha um projeto à Câmara de Vereadores, que de forma descomprometida aprova MAIS um reparcelamento ( que, salvo engano, já foram seis) e o executivo volta a ter certidão de NADA CONSTA. Sendo que a dívida aumentou, bem como o juros e multa pelos atrasos. E ninguém é responsabilizado pela negligência administrativa. Uma maravilha! E esse tipo de sessão na câmara ocorre sem muita divulgação.
A cada dia, a Previdência Municipal (IMUPRE) se aproxima do caos. Quem ou o quê poderá salvar o IMUPRE da falência?





