Publicado em 30/06/2021 às 20h
Inteligência Artificial contra COVID.
Cientistas da Universidade Oxford em parceria com a “British Heart Foundation” desenvolveram uma ferramenta utilizando inteligência artificial capaz de predizer casos graves de COVID em pacientes internados.
Usando a tecnologia de “machine learning”, que se apoia em imagens computadorizadas de termografia do tórax para medir o nível de inflamação dos vasos sanguíneos e medir o nível de citocina no paciente, o médico determina se o vírus vai evoluir para um quadro grave da doença. Os pesquisadores de Oxford, munido desta ferramenta, detectaram que aquelas pessoas com inflamação dos vasos sanguíneos e altos níveis de citocina no corpo tinham uma probabilidade oito vezes maior de virem a óbito se comparado com outros outro paciente com um quadro grave da doença.
O resultado dessa pesquisa levou aos especialistas médicos uma visão mais profunda da ação do vírus nas pessoas, direcionando a um tratamento mais eficaz com medicamentos que atuam no cerne do problema, além da possibilidade de descobrir novos dados sobre a ação dos medicamentos na resposta imunológica às doenças.
Esta tecnologia será determinante para salvar vidas em todas as especialidades da medicina, por se tratar de uma ferramenta que auxilia o médico no diagnóstico exato e tratamento individual para cada paciente.
Gostou da notícia? dê sua opinião, faça sua sugestão de temas que te interesse e buscamos para vocẽ esse conhecimento.