Publicado em 15/05/2025 às 17h21.

Aprovado o projeto de Lei 002/2025 que autoriza o executivo a adquirir livros, cordéis e poesias de escritores locais.

O Vereador Marcelo Tripão (PRD) apresentou um projeto de nº 002/2025 com a fundamentação de estimular a leitura e o pensamento crítico,  fortalecer a identidade cultural local, fomentar a economia criativa e reconhecer os talentos existentes na região.

Continuou o vereador em sua justificativa apresentada no projeto que  as obras serão distribuídas nas escolas e espaços públicos e ampliará o contato das crianças e jovens com produção que dialogam com sua realidade e história.

O projeto foi aprovado na Câmara de Vereadores e será remetido ao executivo para que seja sancionado.

No artigo 1 – Fica o Poder Executivo Municipal autorizado a adquirir livros, cordéis, poesias e demais obras literárias produzidas por escritores locais, com o objetivo de fomentar a cultura e educação e a valorização de produção literárias municipal.

Artigo 2º – As obras adquiridas nos termos desta lei serão distribuídas às escolas da rede municipal de ensino, bibliotecas públicas e demais espaços culturais do município, com vistas ao incentivo à leitura, ao conhecimento da cultura local e ao fortalecimento de identidade regional.

Artigo 3º – Para efeito desta lei, consideram-se escritores locais aqueles que:
I – tenha residencia comprovada no municipio de Correntina;
II – Possuam obras autorais registradas, impressas e em formato digital;
III – Abordem temática ligadas à cultura, história, identidade ou costumes da região.

O projeto aprovado é de grande valia para a cultura local e a produção literária dos correntinenses. Somente no ano passado foram publicados, que temos conhecimento, 5 livros de escritores locais; é a maior produção literária que temos conhecimento em nossa cidade, algo a se comemorar e para este ano já temos a previsão de 3 lançamentos. Parabéns Correntina, parabéns escritores e escritoras e parabéns Vereador Marcelo Tripão!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.