Publicado em 18/06/2022 às 09h35

 

“Esta coluna é escrita por um professor aposentado, da rede pública de Correntina, que prefere não se identificar por temer perseguição”.

 

   ONDE É MESMO QUE VAMOS COMEMORAR O SÃO JOÃO?

Foto: Divulgação

   Nesta semana, início das festas juninas os correntinenses estavam eufóricos, demonstraram muita alegria em ter ido ao show do artista Bel Marques na cidade de Jaborandi também localizada no Oeste da Bahia. O Instagram, uma das muitas redes sociais online de compartilhamento de fotos e vídeos foi o que mais “bombou”. Todos foram… famílias, jovens, trabalhadores e segundo os relatos dos foliões foi o evento de anos, superou os dois anos pandêmicos sem os festejos de Santo Antônio o santo padroeiro do município.

Foto: Divulgação

   Foi lindo de se ver…

   Em Correntina têm idosos, crianças, pessoas com deficiências, os amados doidos que circulam as avenidas e recebem o carinho, qual cidade pequena não tem, não é verdade? Além de muitos sem dinheiro que não puderam ir à Jaborandi. Essas pessoas não merecem viver essa alegria, cultural ou talvez uma fé religiosa?

   É uma chateação, um desrespeito aos nossos conterrâneos. Não dá para ficar calado, até tentei depois que fui informado que os textos do professor aposentado sofreram muita rejeição. Mas…  “cá para nós” Por que Correntina essa cidade tão linda, não faz um evento a tal altura?

Foto: Divulgação

   Dizem que é por conta da COVID, o prefeito muito ciente da responsabilidade do município.

    Aí, aí… balela pura!

   Se assim fosse a saúde seria um sucesso. Não é minha área e não tenho conhecimento sobre a saúde local, mas… pelo que as redes sociais mostram, a realidade é outra. Sim, houve uma desculpa melhor, a população não é a favor de gastar o dinheiro com festas. Certo!

   Geeennnte, conta outra…

   Ah! Já sei… o município não tem dinheiro.

Foto: Divulgação

   Chega a ser irônico! O gestor coitado, também não foi para jaborandi porque participou de uma festa de aniversário na casa de uma amiga, a mãe do vereador Selênio, convite mais que merecido, presença sempre confirmada. Os demais eventos ele vai para os churrasquinhos em família e amigos na sua modesta casa do Arrojado. Algo errado? Claro que não, é bonito está em família, o problema é que nem todos têm rocinha e nem amigos ricos para levar suas famílias a vivenciar o que é de direito como a cultura e o lazer. Que ele vá para onde queira ir, mas respeite quem também sempre gostou de viver as delícias das festas regionais.

Foto: Divulgação

   Como funciona o conhecimento, a riqueza local, as lembranças, memórias das crianças quando crescidas ficarem? Vamos falar de Jaborandi, né? Afinal, aquelas terras já nos pertenceram.

   O que Maguila quer mesmo, qual o propósito desse “cara”? As respostas são muitas, entregar a política, só pode ser.  Mariano está aí arrasando, fazendo comício a próprio punho com caravana e tudo mais. Ouvi dizer que ele pode, cadê o candidato do prefeito, já que a política começou, que tal apresentar logo o corajoso e quem sabe ele alegrará o nosso povo? Já foi dito, não adianta democracia ou será Mariano ou será o candidato do Maguila, a consciência de que para serve o voto não é de conhecimento dos correntinenses. Sinto dizer, mas a verdade é quem tem dinheiro é que ganha a política, a pressão começa com os vereadores, ou solta dinheiro ou não se faz trabalho.

Foto: Divulgação

    As promessas de emprego, aluguéis de carros, cargos de confiança e tantas outras que os políticos fazem para agradar os seus eleitores em particular. É assim… não adianta outro nome, por mais digno, ficha limpa que for, não vence as eleições em Correntina, e aí o resultado é um só… continuaremos a gostar das festas nas cidades vizinhas. Deve ser melhor, mais animado.

   E há quem critica a educação, há quem tem raiva dos professores, há quem luta contra o aumento salarial, será medo do conhecimento, medo do livre voto de direito e não de favores. Será?

   Eita… vamos acabar com essa conversa chata, queremos ver os storys do Instagram e os estatutos no WhatsApp.

   “Partiu”…

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.